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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Paulo Freire


Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921  São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira.
Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial,[1] tendo influenciado o movimento chamadopedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

O que é Brinquedoteca

Segundo a definição do dicionário Aurélio
  • Brinquedoteca: é o recinto reservado aos brinquedos, em escolas e creches.
  • Escola: Estabelecimento de ensino
  • Creche: Instituição que abriga criança, enquanto seus pais trabalham.
Do mesmo jeito que a escola não é simplesmente um estabelecimento de ensino e a creche é muito mais que um abrigo para crianças a brinquedoteca não é apenas um recinto reservado aos brinquedos.

A brinquedoteca é o espaço mágico criado para dar oportunidade às crianças de brincar de forma enriquecedora, de mergulharem em seus brinquedos sem adultos para atrapalhar. Lá existem muitos brinquedos, muita magia e criatividade. E as “brinquedistas” são adultos, mas adultos iluminados pela criança viva dentro de cada uma. E elas estão trabalhando em brinquedotecas prontas a favorecer e enriquecer o brincar da criança.
 Os objetivos da brinquedoteca são muitos.
  • Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho.
  • Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentrar a atenção e de construir uma vida interior rica.
  • Estimular a operatividade da criança, favorecendo assim, o seu equílibrio emocional.
  • Dar oportunidades para a manifestação de potencialidades
  • Alimentar a inteligência e a criatividade
  • Propocionar maior número de experiências
  • Proporcionar oportunidades para que elas aprendam a jogar, a paricipar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar.
  • Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensiblidade
  • Enriquecer o relacionamento entre as crianças e as suas famílias. 
  • Incentivar a valorização do brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social.


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