Pesquisar este blog


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ibicaraí lança campanha O seu Entulho é de Sua Responsabilidade

O Assessor de Comunicação Riédson Trindade orienta equipe de panfletagem

A Prefeitura Municipal de Ibicaraí deu início, no último dia 27, à campanha O seu Entulho é de Sua Responsabilidade.  De acordo com a Lei 696, de 02 janeiro de 2004, (que determina que é de responsabilidade da Prefeitura apenas a coleta do lixo doméstico e proíbe terminantemente o acúmulo de entulho em vias públicas), o prefeito Lenildo Santana, no uso de suas atribuições legais, criou o Decreto nº 008, de 03 janeiro 2013, que visa responsabilizar o proprietário do imóvel que colocar entulhos de construção, limpeza de quintal, ou outros, sobre a calçada ou interditando a rua, tendo o cidadão um prazo máximo de 24 horas para a retirada do entulho para o aterro sanitário ou reutilização do mesmo. A prefeitura informa que todo entulho é de responsabilidade de quem o produz e que o setor de coleta só se responsabilizará apenas pelo lixo doméstico. 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

PT e Fundação Perseu Abramo realiza curso de capacitação em Ibicaraí

Texto: Ascom Ibicaraí - Fotos: Raimundo Gomes 
O palestrante Antonio Lopes Cordeiro durante curso

Antonio Lopes Cordeiro, sexta no C40 e no sábado o curso aconteceu na Câmara

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Ibicaraí, em parceria com o PT estadual e a Fundação Perseu Abramo, de São Paulo, realizou um curso de capacitação focado no plano de governo petista. O evento foi organizado pelo presidente do PT local, Vânio Ferreira, o vice-prefeito de Ibicaraí Allain Fabrício, o Diretor de Meio Ambiente, Álvaro Caldas, a Controladora Geral Iara Mary dos Santos, o Secretário de Infraestrutura Leíldo Santana e o Diretor de Esporte Josevan Dias.

sábado, 18 de maio de 2013

Ibicaraí - SAAE perfura poço artesiano para abastecer distritos


Texto: Ascom Ibicaraí - Fotos: SAAE
José Dias, Diretor do SAAE, Lenildo Santana,  Prefeito e o técnico responsável pelo SAAE, William Nogueira de Jesus

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ibicaraí deu início, no mês de março, a uma série de obras para melhorar o abastecimento de água nos distritos do Cajueiro Novo, Cajueiro Velho e Vila Santa Isabel. Além da obra, que se encontra em andamento para ampliação do reservatório de captação da barragem da Serra da Banha, o prefeito Lenildo Santana autorizou o diretor do SAAE, José Dias, a contratar os serviços da empresa Artesium Poços, especializada em perfurações, para furar um poço na fazenda Cachoeira (próximo à Pancada Formosa), de propriedade de Nélson Alves Santos, nas proximidades do distrito do Cajueiro.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ibicaraí - Secretaria de Assistência Social em conjunto com a secretaria de Saúde realizaram grande caminhada


Texto e fotos: André Luiz Evangelista


Na manhã de quinta-feira (16), aconteceu uma grande caminhada em prol da luta antimanicomial e também contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo que a parte da luta antimanicomial foi organizada pela Secretaria de Saúde por meio do CAPS e a luta contra a exploração sexual, foi organizada pela Secretaria de Assistência Social por meio do CREAS e dos demais programas sociais, CRAS, PROJOVEM ADOLESCENTE E PETI.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prefeito de Ibicaraí e presidente da AMURC Lenildo Santana foi eleito presidente do Consórcio Litoral Sul




Texto e fotos: André Luiz Evangelista
Na tarde desta quarta–feira (15), prefeitos de municípios associados à Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, se reuniram no município de Itabuna na sede da AMURC, local este onde aconteceu a assembleia estatuíste com os prefeitos, e, nesta assembleia foi votado e aprovado o estatuto que vai reger o Consórcio Litoral Sul que trata do recolhimento de resíduos sólidos.
Este consórcio chega com a eminência de acabar com os famosos lixões, que tanto tem atormentado a vida dos prefeitos, nesta reunião também estava presente, Simone Carvalho superintendência de desenvolvimento estratégicos da SEPLAN e atualmente compõe o núcleo que desenvolve consórcios públicos.
Simone explicou de forma impar o significado e a importância de se criar o consórcio, depois de apresentações e discussões os prefeitos presentes, elegeram por unanimidade o prefeito de Ibicaraí e presidente da AMURC Lenildo Santana, como presidente do consórcio hora inaugurado.

Lenildo Santana foi entrevistado no programa Alerta Total do Tom Ribeiro



Na tarde de quarta-feira (15), o prefeito de Ibicaraí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Lenildo Santana, foi entrevistado pelo jornalista Tom Ribeiro, do programa Alerta Total, da rede Record News.
Na oportunidade, o prefeito Lenildo foi questionado a respeito do pedido que ele fez ao governador Jaques Wagner, para transformar a estrada vicinal que liga Ibicaraí a Coaraci em uma BA. Lenildo disse que a criação desta rodovia beneficiará toda a microrregião do cacau, principalmente no que se diz respeito à comodidade para trafegabilidade dos munícipes de Itajuípe, Almadina, Floresta Azul, Coaraci e Ibicaraí.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ibicaraí - Secretaria de Saúde realiza o 1º encontro do PSE com educação e saúde

Texto e fotos: André Luiz Evangelista







 Nesta terça-feira, (14), a coordenação do Programa de Saúde na Escola (PSE), reuniu profissionais de educação e saúde do município de Ibicaraí, na sede social do Lions Clube, sendo que no período da manhã a reunião se deu com os profissionais da educação, sendo eles diretores de escolas e coordenadores de ensino; os profissionais da saúde se reuniram no período da tarde, no mesmo espaço do Lions Clube. As unidades de saúde foram representadas pelos enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os Agentes Comunitários foram representados por um profissional de cada Unidade de Saúde.

Prefeito de Ibicaraí tem audiência com Secretário da SETRE em Salvador

Lenildo Santana tenta com o Governo do Estado uma solução para a reforma do Ginásio de Esporte, ainda esse ano

Prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana com Nilton Vasconcelos,Secretário da SETRE
O prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana, acompanhado de Alexandre Simões, assessor do deputado estadual Rosemberg Pinto, esteve segunda-feira (12), com o Secretário da SETRE (Secretaria Estadual de Trabalho Emprego, Renda e Esporte), Nilton Vasconcelos, entidade da qual é subordinada à Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), solicitando a reforma do Ginásio de Esportes Nicécio Bráulio Dantas.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Coaraci - Governador inaugura usina de beneficiamento de leite e promete trecho da BA entre Coaraci e Ibicaraí

Texto Ascom-Ibicaraí -  Fotos: Raimundo Gomes | Antônio Lima
Governador com Lenildo e Josefina na entrega da carta - Foto: Raimundo Gomes

Na manhã de sábado (11), o prefeito de Ibicaraí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Lenildo Santana (PT) esteve na cidade de Coaraci, onde se encontrou com o governador Jaques Wagner, a prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), os deputados federais Geraldo Simões (PT) e Luiz Argôlo (PP), os deputados estaduais Rosemberg Pinto (PT), Marcelo Nilo (PDT) Ronaldo Carletto (PP), o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) José Vivaldo, o diretor regional da Ceplac Juvenal Maynart, autoridades regionais, jornalistas, secretários e autoridades locais e parte da comunidade coaraciense para inaugurar uma usina de beneficiadora de leite, implantada naquele município, que beneficiará mais de 300 produtores de leite da região. A produção inicial será de 5 mil litros de leite dia, mais a estrutura comporta uma produção diária de 20 mil litros de leite, 10 mil por turno, disse o diretor da Agroindústria do Jacarandá e tesoureiro da Cooperativa de Leite das Bacias do Almada e Gongogi, Wilson Lima.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ibicaraí: Secretaria de Assistência Social realiza evento em homenagem às mães


Texto e fotos: André Luiz Evangelista


A secretária Ângela Santana fala para as mães presentes



Na tarde de quinta-feira (09), a Secretaria de Assistência Social, representada pelos projetos sociais, CRAS, CREAS, PETI e PROJOVEM ADOLESCENTE, realizou uma festa para comemorar o Dia das Mães, sendo o público alvo as mães de usuários dos programas sociais do município. Na oportunidade, os alunos fizeram apresentações. O PETI fez uma dramatização para homenagear as mães presentes, enquanto os alunos do PROJOVEM ADOLESCENTE fizeram apresentações de dança e música. 


A secretária de Assistência Social e primeira-dama Ângela Santana, se emocionou ao falar sobre as homenageadas: “Falo aqui na qualidade de mãe. Nós que damos à luz, amamentamos, criamos junto ao nosso colo desde o nascimento; somos compreensivas e perdoadora; mesmo nos momentos em que todos discriminam e querem apedrejar; nós, mães, sabemos compreender e perdoar; também somos disciplinadoras e tomamos atitudes drásticas mesmo com o coração apertado; nós sabemos nos manter firme em nossa posição de mãe”, disse Ângela Santana, emocionada.
As mães presentes ainda participaram de sorteio de diversos brindes finalizando as homenagens.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prefeitura de Ibicaraí realiza a 5ª Conferência das Cidades


Texto: Ascom Ibicaraí  -  Fotos: André Luiz Evangelista





A Prefeitura Municipal de Ibicaraí e o Departamento de Convênios e Projetos realizaram na tarde do último dia 7 de maio, a 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES. A mesma foi realizada no Salão Nobre da Câmara de Vereadores do município, com início às 14 horas. 
O evento teve como objetivo o debate sobre a Implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará as ações dos Governos Federal, Estadual e Municipal, no que se refere às políticas de Habitação, Saneamento, Mobilidade e política urbana.

domingo, 5 de maio de 2013

Ibicaraí - Secretaria de Assistência Social por meio do CRAS faz entrega de cestas básicas





Na manhã de sexta-feira (03), a secretária de Assistência Social Ângela Santana, acompanhada da psicóloga Nathally Simões e da coordenadora do CRAS Joilda Andrade, fizeram a entrega de cestas básicas à famílias escritas no programa de beneficio eventual, que é um benefício da Política de Assistência Social, de caráter suplementar e provisório, este tipo de beneficio alcança às famílias em total vulnerabilidade de extrema pobreza, estas pessoas depois de cadastradas recebem a visita da equipe técnica e depois de constatada a real situação de extrema pobreza as famílias são enquadradas na lei 12.435, de 06 de junho de 2011, e integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem como objetivo no âmbito da política de Assistência Social configurar-se como direitos sociais instituídos legalmente. Vale salientar que só a Secretária de Assistente Social esta respaldada para efetivar esse encaminhamento (Benefício Eventual de cesta básica).

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Presidente da Amurc alerta para a queda no repasse do FPM

Texto e foto: Ascom Amurc


O cenário não é nada animador para os municípios brasileiros que desde o início do ano vem tendo uma grande redução na arrecadação de impostos repassados pelo Governo Federal. A frustração ocorrida no mês de abril foi grande, chegando a 19 % menor em relação ao ano passado. No Sul da Bahia, onde a maioria dos municípios tem como fonte principal de receita o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o futuro é incerto e preocupante.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ibicaraí - Prefeito assina ordem de serviço da UBS do bairro Delfino Guedes


Texto e Fotos: André Luiz Evangelista






    Na manhã de quarta-feira (01), o prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana, acompanhado da primeira é secretária de Assistência Social Ângela Santana; do vice-prefeito Allain Fabrício; do Diretor do SAAE José Dias; do secretário de Saúde, Pinheiro Farias; do Secretário de Agricultura Carlos Durval; do Secretário de Cultura e Esporte Luiz Henrique Gerbase Sampaio; do presidente da Câmara Idemar Lopes Soares e dos vereadores Osaná Crisostomos do Nascimento, Jesseone Santos Carvalho, Flávio Ramos, Alam Rogério Damasceno, Gilvá de Jesus Silva, Valtaire Alves Moreira, do diretor da Rádio Palestina FM Alonso Sales e do Assessor Especial do Gabinete Janildo Marques, estiveram presentes no Bairro Delfino Guedes (Mutirão), quando o prefeito assinou à ordem de serviço autorizando a construção da unidade Básica de Saúde daquela localidade.
O prefeito Lenildo Santana disse que a Unidade de Saúde, que será construída pela construtora Monte Sinai, seguirá o mesmo padrão da UBS dos distritos da Vila Santa Izabel e da Salomea. O prefeito lembrou que agora a atual administração tem obras em todos os bairros e distritos da cidade. Lenildo ainda disse que a Unidade de Saúde no Bairro Delfino Guedes é a primeira obra de impacto, e que o bairro receberá outras importantes obras, graças às parcerias com os governos do Estado e Federal, e, que os Deputados Geraldo Simões federal e Rosemberg Pinto estadual, tem se empenhado ao maximo para mandar recursos para a realização destas obras.

Seguidores