Pesquisar este blog


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Programa de Rastreamento do Câncer de Mama fará mais de 700 exames em Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Com o objetivo de alertar a população para a prevenção e detecção precoce da doença, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, disponibilizou uma unidade móvel composta por dois mamógrafos e duas técnicas, para realizarem exames de Rastreamento do Câncer de Mama em 710 mulheres na cidade de Floresta azul, com idades entre 50 a 69 anos.

O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama-Estratégia Itinerante, Fase l, que é a realização de mamografias bilaterais, teve início na praça do Jardim Encantado, em Floresta Azul, na terça-feira (1º), e irá ate o sábado (05), com atendimentos diários de 140 mulheres, sendo 70 pela manhã, das 7 às 12 horas, e 70 no período da tarde, das 14 às 17 horas. O programa está sendo realizado na cidade com a coordenação da Secretaria de Saúde do Município, e o apoio da equipe do NASF e Agentes de Saúde.
“Durante toda esta semana, as mulheres com idades entre 50 a 69 anos farão exames gratuitos de mamografias no caminhão devidamente equipado e, se for detectada suspeita da doença, a pessoa será encaminhada para fazer exames mais específicos aqui em Floresta azul ou em Ibicaraí. Se realmente for constatado a doença, essa pessoa será encaminhada para tratamento em Itabuna ou Ilhéus, tudo via Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Domilene Borges, secretária de Saúde de Floresta Azul.
“Pretendemos atender a todas as mulheres nessa facha etária do nosso município. Sou médica e sei da importância e o valor desse exame na prevenção da mulher. Estamos mobilizando também a zona rural do nosso município para não ficar ninguém de fora. Essa ação é mais uma conquista nossa, com toda a competência da nossa secretária de Saúde, que não mediu esforços, indo à Salvador e colocando nossa cidade no roteiro de visitas desse Programa. Esse caminhão com a equipe vai ficar em nossa cidade por cinco dias, fazendo esse exame gratuito”, disse a prefeita Dra. Sandra Cardoso.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama ocorre quando as células da mama se dividem desordenadamente, produzindo uma massa palpável na região, que pode causar caroços, vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas e nódulos na axila. Inicialmente, a doença não causa dor. Mas, à medida que o tumor cresce, pode incomodar. Existem dois tipos de tumores: o maligno e o benigno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores