Pesquisar este blog


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Academia da Saúde é uma realidade em Ibicaraí












Inaugurada em junho desse ano, a Academia da Saúde de Ibicaraí (a primeira de uma série de três) encontra-se em pleno funcionamento, com aulas de ginástica aeróbica na área externa da academia, além da utilização de aparelhos de musculação com orientação de um profissional especializado. Na área interna você é recebido por um profissional que vai aferir a sua pressão e em seguida você tanto pode praticar as aulas de ginástica aeróbica, como se exercitar nos aparelhos, ou partir para aulas de ginástica localizada. Duas vezes no mês acontecerão aulas de pilates com a orientação do fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Genilson Aguiar.
O coordenador do NASF, Gleydson Reis Silva, é Pós-graduado em Educação Física e supervisor da Academia. Guêu, como é conhecido, conta com a ajuda do instrutor Marcelo Menezes, que coordena as aulas de ginástica aeróbica e com o apoio das instrutoras do NASF, Keila Guerra e Sandra Habib e a colaboração de Marcos Vinícius.
Guêu avisa que a Academia funcionará as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 9 horas, e no período da tarde das 16 às 20 horas, sempre com a presença de um profissional qualificado. Um assunto que o coordenador fez questão de salientar é a importância da construção desse espaço, que por anos foi um prédio em ruínas e hoje é um ambiente voltado para a saúde e o bem-estar do cidadão. Guêu também avisa que já foram pedidos outros equipamentos, mas como o Governo Federal está construindo academias como essa em todo o país, e só existe uma única fábrica da Físico produzindo esse tipo de equipamentos para área externa, no Brasil, houve um certo atraso, mas assim mesmo a academia está funcionando bem.
Por último, o coordenador disse que na próxima segunda-feira, 02 de setembro, acontecerá uma avaliação física para todo aluno que procurar a Academia e que o espaço está aberto para todos.
A dona de casa Eunice Gomes do Nascimento, de 77 anos, disse que já faz os devidos exercícios no posto de saúde, mas que agora ficou melhor. “Muito boa ideia fazer uma academia popular, pois nem todo mundo tem condição de pagar uma academia particular, e ainda somos recebidos por ótimos profissionais, que nos dão toda atenção necessária. Gostei muito!”, disse dona Eunice.
O Diretor de Esportes do município, Josevan Dias, gostou muito do que viu. “Música, muita gente alegre e descontraída, profissionais atenciosos e um espaço muito legal. Nem parece que é tudo de graça!”. O Governo Gente Cuidando de Gente está de parabéns!


ACADEMIA DA SAÚDE
O Programa Academia da Saúde visa contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de espaços públicos construídos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais, orientação de atividade física, promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local, seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Nessa primeira Academia da Saúde de Ibicaraí foram investidos R$ 158 mil em recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura, e a previsão é seja feita mais duas Academias no município.


Texto: Arnold Coelho -Fotos: Antonio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores