Texto: Arnold Coelho
- Fotos: Antonio Lima
Com o tema Vamos
Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, a Conferência levou aos alunos das
comunidades da Saloméa e Vila Santa Isabel a seguinte mensagem: “Uma escola
sustentável é, antes de mais nada, uma escola que extrapola seus limites e
envolve o bairro, a cidade, o mundo”.
Na tarde do dia 28 de agosto, aconteceu o primeiro dia de
Conferência, no Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro, na Saloméa. A
Conferência contou com a participação da Secretária de Educação, Fabiane Lyra,
que formou a mesa com a Supervisora de Educação Infantil, Selma Narciso; a
Diretora da escola, Orlete Rosa; a Coordenadora da escola, Fátima Lucas; a
Vice-diretora, Helenita do Carmo e os professores Rakila Guimarães, Mayana
Souza, Tiago Silva, Peterson Magalhães, Roseane Águida, Raimundo Júnior e
Euclides da Silva, mais de 70 alunos, além da coordenação do evento, que ficou
por conta da professora Aliny Ribeiro Bastos, que conduziu a Conferência.
A Conferência teve início com o Hino Nacional e o Hino de
Ibicaraí. Em seguida, foi passado um vídeo, que retratava o mundo no ano de
2070, onde um homem com aparência de 80 anos, mas com apenas 50, que relatava
como era difícil viver no planeta terra sem água potável, em um planeta
devastado por chuvas ácidas e a total destruição do meio ambiente. Teve também
a apresentação de um grupo de dança que usou a música Planeta Água, do
compositor Guilherme Arantes.
Em seguida, a secretária de Educação Fabiane Lyra falou
sobre a importância do aluno começar a preservar cedo e o seu papel em cuidar do
meio ambiente. Fabiane também alertou para o desperdício da água em ações
simples do dia a dia e lembrou que o futuro desse planeta depende das novas
gerações.
A professora Aliny Ribeiro Bastos explicou para os alunos
presentes na Conferência o propósito dessa ação e lembrou que, o melhor
trabalho entre as quatro equipes, cada uma com um tema: Terra, Água, Fogo e Ar,
iria representar a escola em Salvador, na Conferência Estadual.
A ação escolhida foi o tema “Terra, criação de horta aos
redores da escola, com garrafas pet. O aluno eleito para representar a escola
como delegado em Salvador foi Patrick Cardoso Almeida da Silva, do 6o
ano, e o suplente foi Diogo Bispo Oliveira da Silva, do 8o ano.
No dia 29, a Conferência deu continuidade no Colégio
Municipal de Ibicaraí, na Vila Santa Isabel, com a presença de dezenas de
alunos, professores e a direção da escola. Estiveram presentes na composição da
mesa, a secretária de Educação Fabiane Lyra; o secretário de Agricultura,
Carlos Durval Fraga; a Diretora Suane França; a supervisora de Educação
Infantil, Selma Narciso e a representante dos professores, Jaqueline dos Santos
Matos. Esteve presente também ao evento o Diretor de Meio Ambiente, Álvaro
Caldas e a professora e coordenadora da Conferência Aliny Ribeiro Bastos.
A Conferência teve como mestre de cerimônia Carlos Alberto
Marques, que depois de um breve discurso sobre a importância dessa ação, passou
a palavra para a professora Aliny. Foi cantado o Hino Nacional e o Hino de
Ibicaraí e em seguida Foi passado o vídeo sobre o futuro do planeta e na
sequência os alunos foram divididos em quatro equipes, que apresentaram seus
respectivos trabalhos.
No final das apresentações, a ação escolhida foi o tema
“Água: Limpeza e Preservação do Rio Salgado”.
A aluna escolhida para representar o colégio foi Milena dos Santos
Silva, do 9o ano, e tendo como suplente Dora Souza Santos, do 9o
ano.
A professora e coordenadora da conferência, Aliny Ribeiro
Bastos, ficou bastante satisfeita com os dois dias de conferência, onde houve
uma participação de mais de 200 alunos da rede pública municipal, com a
apresentação de diversos trabalhos. Vale lembrar do empenho dos professores
para que essa ação acontecesse.
Parabenizo a Escola, professores e equipe da secretaria de Educação pelo evento.
ResponderExcluirAcredito que este é o momento de todos estarem unidos em defesa de uma educação de qualidade, a preservação do meio ambiente.
Nós da Área da Natureza, Matemática e suas Tecnologias estamos desenvolvendo um projeto cujo tema é Saúde e Meio Ambiente. Paralelo a este trabalho temos trabalhos anexos que acontecem nos sábados letivos. Um deles aconteceu dia Videos:Carta escrita no ano 2070, Desperdício da água + atividades e produções interdisciplinares. O outro sábado letivo está previsto para acontecer dia 21 do corrente mes. Programação: Fabricando Brinquedos. Os alunos do matutino irão confecionar carrinhos com garrafa PET, os alunos do vespertino e noturno irão confeccionar bonequinhas com material reciclável ( vaso de iogurte, tampinhas de PET, tampas de detergente, tampa de pasta dental, entre outros materiais). Estes brinquedos serão doados para as creches de Ibicarai. E a culminância do nosso projeto está previsto para acontecer em um sábado letivo no mês de outubro. iremos convidar todos, principalmente Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Saúde.
Participem desta ideia, pois ela faz parte de sua vida.Vamos procurar as secretarias citadas pois necessitamos de parcerias. Eu na qualidade de Articulada da Área, estive conversando com o Secretario do Meio Ambiente.
Estou encantada com os trabalhos apresentados.
TEXTO 01
A SECA
O caminho foi andado
O perfeito estragado
O amor arruinado
O coração dilacerado
Nada cicatrizado
As lágrimas secas? Causaram estrago...
Mas não existe nordestino desacreditado!
Tudo acabado, já fora consumado,
A dor está ao lado, do nordestino atormentado!
E o sofrer eternizado
O sentimento amordaçado
E a seca...
Ah! Bem do seu lado
Mas o céu já estrelado, lembra as perdas do passado
A trazer a ilusão de alguém já ter amado...
E o coração amedrontado
De sofrer está cansado
Tudo deu errado!
Ainda o mundo é malvado. O consolo? Extirpado
O braço forçado
O nordestino evitado!
Tudo transformado, de falante a calado
Do mais lindo ao arrasado, são reflexos do passado.
(aluno Ronisley – 3º ano- Barra da Estiva )
TEXTO 02
A ANGÚSTIA DO NORDESTINO
Um nordeste maltratado
Na tentativa de escurecer o iluminado
Sou nordestino mesmo, e o que há de errado?
Viver não é esconder-se do sol, trancar-se num caixão afortunado,
Oh! Nordestino atormentado...
E sofrer não é pecado
Jesus sofreu e é amado.
Do pequeno nordestino atormentado
O fim já era marcado, do sofrimento libertado
O começo não mais lembrado
De uma época que trouxe estrago.
Ah! Ah! Que nordestino atormentado!
(aluno Ronisley – 3º ano- Barra da Estiva)
A Região Sudoeste da Bahia enfrenta uma de suas piores secas dos últimos anos. No primeiro texto, percebemos que algumas regiões nordestinas estão sem chover a seis meses. No segundo texto retrata a angústia do nordestino, mas que mesmo assim não perde a fé e a esperança por dias melhores.
TEXTO 03
CONSUMO MÉDIO DE ÁGUA POR PESSOA/DIA
O consumo médio de água por pessoa por dia, conhecido por "consumo per capita" de uma comunidade é obtido, dividindo-se o total de seu consumo de água por dia pelo número de pessoas servidas.
Esse consumo de água depende de vários fatores, sendo complicada a determinação do gasto mais provável por consumidor. A variação é motivada pelos hábitos de higiene da população, do clima, do tipo de instalação hidráulico-sanitária dos domicílios.
Na zona urbana, no Brasil, costuma-se adotar quotas médias "per capita" diárias de 120 a 200 litros por pessoa. Notadamente, este per capita depende do tamanho e desenvolvimento da cidade.
Na zona rural, o consumo "per capita" é influenciado também pelo clima, pelos hábitos de higiene e pela distância da fonte ao local de consumo. Se não há água encanada e a água é transportada por tração animal ou humana este consumo fica bem mais reduzido.
No caso de construção de uma cisterna, deve-se levar em conta pra quantos dias e quantas pessoas vão utilizar essa água. Segundo a literatura, o consumo mínimo de água/pessoa por dia para fins domésticos é de:
- Água para a bebida ........................ 02 litros
- Alimentos e cozinha ...................... 06 litros
- Lavagens de utensílios .................. 09 litros
- Lavagens de roupas ...................... 15 litros
- Abluções diárias ........................... 05 litros
- Banho de chuveiro ....................... 30 litros
- Aparelhos sanitários .................... 13 litros
________________________________________
T O T A L ................................. 80 litros
Por exemplo, se temos cinco pessoas e se quer armazenar água para um mês, então a menor capacidade do tanque será igual a 5 pessoas x 30 dias x 80 litros por dia = 12.000 litros ou 12 metros cúbicos!
(http://professorcarlosfernandes.blogspot.com.br/2012/07/consumo-medio-de-agua-por-pessoadia.html)
COM BASE NAS REFLEXÕES DOS TEXTOS 1, 2 e 3 RESPONDA:
ResponderExcluirQUESTÃO 01 –
Uma residência na Região Sudoeste da Bahia possui cinco pessoas e precisa economizar água. A família reuniu-se com a ajuda de um engenheiro, determinou a seguinte economia por pessoa por dia:
Alimentos e Cozinha..................................
Lavagens de Utensílios ................................
Lavagens de Roupas.....................................
Banho de Chuveiro..................................
Uso do Vaso Sanitário................................... 2 litros
3 litros
4 litros
3 litros
3 litros
Partindo do princípio que a meta estabelecida foi alcançada, assinale a alternativa correta.
a) Ao final de 30 dias, verificou-se que a meta foi alcançada. Quantos litros de água as cinco pessoas economizaram?
A ( ) 2250 B ( ) 2350 C ( ) 2450 D ( ) 2550
b) A quantidade de água economizada pelas cinco pessoas no período de 30 dias seria suficiente para encher quantos tanques de 500 litros de água?
A ( ) 3 B ( ) 4 C ( ) 5 D ( ) 6
c) Quantos tanques de 500 litros de água seriam necessários para armazenar a quantidade de água economizada pelas cinco pessoas no período de 30 dias?
A ( ) 3 B ( ) 4 C ( ) 5 D ( ) 6
d) Qual foi a economia/dia por pessoa?
A ( ) 25 litros B ( ) 35 litros C ( ) 10 litros D ( ) 15 litros
e) Quantos litros de água as 5 pessoas economizaram em dez dias?
A ( ) 550 B ( ) 650 C ( ) 750 D ( ) 850
f) Quantos litros de água as 5 pessoas economizariam em um semestre?
A ( ) 13500 B ( ) 16500 C ( ) 17500 D ( ) 18500
g) Quantos litros de água as 5 pessoas economizariam em um ano?
A ( ) 23800 B ( ) 27000 C ( ) 21750 D ( ) 128500
h) Se temos cinco pessoas nesta residência e se quiséssemos armazenar a água economizada em um bimestre, então qual a menor capacidade do reservatório?
A ( ) 4,5 m³ B ( ) 40,5 m³ C ( ) 4500 m³ D ( ) 45,0 m³
QUESTÃO 02 –
Apresente em forma de texto, três ou mais soluções possíveis para amenizar a situação da seca na Região Nordeste do Brasil.
Fonte: http://entrelinhasjh.blogspot.com.br/2012/11/seca-no-nordeste-nas-entre-linhas.html
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COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES – CELEM
ResponderExcluirIBICARAÍ-BAHIA
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
SÁBADO LÉTIVO – 17 DE AGOSTO DE 2013
CLIENTELA: ALUNOS E PROFESSORES
PROGRAMAÇÃO X TURNO X PROFESSORES RESPONSÁVEIS
HISTORICO PROFESSORES x TURNO
PRIMEIRO MOMENTO VÍDEOS SOBRE A ÁGUA
Desperdício de água – Reportagem
Tempo – 6:25 min
Carta escrita no ano 2010 em vídeo – versão 2010 com sonoplastia
Tempo – 6:54 min
Terra planeta Água – música Guilherme Arante, cantada por Zé Ramalho
Tempo 3:59 min
Servirá de fundo musical durante todo o processo.
Professores de Biologia – Depois dos vídeos fazerem comentários e abrirem espaço para discussões com os alunos.
MATUTINO:
Lucia Carmem
Maria das Graças
VESPERTINO:
Elizabeth
Cristiane
NOTURNO:
Maria das Graças
SEGUNDO MOMENTO TEXTOS
– A SECA
– A ANGÚSTIA DO NORDESTINO
– CONSUMO MÉDIO DE ÁGUA POR PESSOA/DIA
PRODUÇÕES – Apresentar soluções em forma de texto, três ou mais soluções possíveis para amenizar a situação da seca na Região Nordeste do Brasil.
Professores de Química e Física – Acompanhar a leitura e discussões dos textos e resolução da questão proposta.
Podemos recolher dos grupos de alunos, digitar, imprimir, colar em papel madeira e publicar nos corredores da escola. MATUTINO:
Amilton
Ligia
VESPERTINO:
Amilton
Indiana
NOTURNO:
Jailma
Lígia
TERCEIRO MOMENTO REFLEXÕES X SITUAÇÕES PROBLEMAS
Professores de Matemática – Auxilia na leitura dos trabalhos e resoluções das questões matemática.
MATUTINO:
Jacqueline
Jailma
VESPERTINO:
Clélia
Jailma
NOTURNO:
Clélia
Jacqueline
OBSERVAÇÃO: A atividade está distribuída em quatro laudas. Podemos imprimir em duas folhas frente e verso. Quanto a figura da questão 2, podemos salvá-la em JPEG e no momento disponibiliza-la na tela. Assim economizará tinta. Quanto a esta impressão a escola pode providenciar as xerox.
COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES – CELEM
ResponderExcluirIBICARAÍ-BAHIA
PROGRAMAÇÃO SÁBADO LETIVO – FABRICANDO BRINQUEDOS
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
ARTICULADORA: Clélia Eugênia de Sousa Lima
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Amilton, Clélia, Cristiane, Elizabeth (Milana), Indiana, Jacqueline, Jailma, Ligia, Lúcia Carmem, Maria das Graças
SÁBADO LÉTIVO – 21 DE SETEMBRO DE 2013
HORÁRIO – MATUTINO : 7:00 h às 11:00 h VESPERTINO : 13:00 h às 17:00 h
CLIENTELA: ALUNOS , PROFESSORES, ADMINISTRATIVO E CONVIDADOS
OBSERVAÇÕES:
– Os alunos do turno Noturno serão convidados para
confecção dos Brinquedos nos turnos Matutino e
Vespertino;
– Os brinquedos confeccionados serão entregues nas
Creches de Ibicaraí
– Organizar espaço no Laboratório de Matemática
para armazenar o material recolhido.
05 – Criar e decidir peso para pontuação –
recolhimento material
06 – Os vídeos estarão salvos no notebook da escola para que todos tenham acesso.
CONFECÇÃO DO CARRINHO – TURNO MATUTINO
MATRIAL RECICLAVEL E PERMANENTE
MATERIAL RECICLÁVEL:
Para cada CARRINHO a ser confeccionado utilizaremos 09 garrafas PET de 2 litros, 1 garrafa PET de 1 litro, lisas:
4 garrafas para as rodas 2 garrafas para o corpo
2 garrafas par ornamentação 1 garrafa para os eixos
1 garrafa de 1 litro para puxador
MATERIAL PERMANENTE:
6 Estiletes 6 Tesouras 2 Flanelas Extensões
2 Pistolas pequenas de cola quente + bisnagas de cola quente
Sacos finos para embalar os carrinhos + fitilhos para os laços
OBSERVAÇÕES :
Total de 10 garrafas para montagem de um carrinhos. Todas devem estar com tampa e limpas.
Cada aluno deverá trazer 2 garrafas.
A cada grupo de 5 alunos equivale 1carro. Em média uma turma de 30 alunos confeccionaremos 30/5 = 6 carros. Se temos 10 turmas Matutino X 6 carros = 60 carros em média.
CONFECÇÃO DA BONEQUINHA – TURNO VESPERTINO
MATRIAL RECICLAVEL E PERMANENTE
MATERIAL RECICLÁVEL:
Para cada BONEQUINHA a ser confeccionada utilizaremos :
Membros Superiores e Inferiores – Tampinhas de Garrafa PET :
7 x 2 = 14 para os braços 8 x 2 = 16 para as pernas
Dedos = Tapinhas de Pasta Dental ou botões de blusa:
4 unidade para finalizar as pernas e os braços
Corpo = 1 Vaso de iogurte 1 cabeça de boneca tamanho médio
Cabelos = Lã na cor amarela e marrom Fitas para enfeite dos cabelos
Elástico fino para montagem da bonequinha Retalhos de pano para a confecção da roupa
MATERIAL PERMANENTE:
6 Tesouras 6 agulhas tamanho grande sem ponta 2 Flanelas Extensões
2 Pistolas pequenas de cola quente + bisnagas de cola quente
Sacos finos para embalar as bonequinhas + fitilhos para os laços
Máquina portátil de costura e linha
OBSERVAÇÕES :
Para montagem de uma Bonequinha
Total de 30 tampinhas de garrafa PET ; Total de 4 tampinhas de Pasta Dental ;
Cada aluno deverá trazer 10 tampinhas de garrafa PET, 2 tampinhas de pasta dental Retalhos de pano, e 1 vaso de iogurte .
A cada grupo de 3 alunos equivale 1 bonequinhas. Em média uma turma de 30 alunos confeccionaremos 30/3 = 10 bonequinhas
Se temos 07 turmas Vespertino + 05 turmas Noturno X 10 bonequinhas = 120 bonequinhas em média.
PARTE II
ResponderExcluirHISTÓRICO QUANTIDADE
ALUNOS PROFESSOR
RESPONSÁVEL
PRIMEIRO MOMENTO VÍDEOS SOBRE O LIXO
– O Lixo no Brasil – Caminhos da Reportagem TV Brasil
Tempo – 52:00 min
– Saiba a diferença entre Aterro Sanitário e Lixão
Tempo – 1:16 min
TODOS
TODOS
– Carrinho de Garrafa PET
https://www.youtube.com/watch?v=H17iMe0wKJ8
Tempo – 8:56 min
– Bonequinha com Sucata
https://www.youtube.com/watch?v=2ZFCFr432_4
Tempoo – 14:40 min
TODOS
TODOS
SEGUNDO MOMENTO – Comentários dos Vídeos
– Apresentação do material com explicação dos trabalhos X destino dado ao material confeccionado.
– Distribuição dos grupos nas oficinas
TODOS
TODOS
TERCEIRO MOMENTO A FABRICA - TURNO MATUTINO
– CONSTRUÇÃO DE CARRINHO COM GARRAFA PET
TODOS
TODOS
OFICINAS 01 – Triagem do Material 6 Lúcia Carmem
02 – Recorte do Material 6 Amilton e Mª das Graças
03 – Dobraduras do Material 6 Lígia e Jailma
04 – Montagem 4 Jacqueline e Indiana
05 – Qualidade e Embalagem 4 Clélia
TERCEIRO MOMENTO A FABRICA - TURNO VESPERTINO
– CONSTRUÇÃO DE UMA BONEQUINHA
COM SUCATA
TODOS
TODOS
OFICINAS 01 – Triagem do material 6 Mªdas Graças
02 – Recorte e furos do material
6 Amilton e Jacqueline
03 – Confecção cabeça boneca : colagem e enfeites dos cabelos 6 Jailma e Ligia
04 – Montagem da bonequinha ( membros superiores, inferiores; dedos; cabeça) 8 Milana e Indiana
05 – Confecção da roupa da bonequinha – usando pano, tesoura, maquina de costura e linha 4 Clélia
05 – Qualidade e Embalagem 2 Cristiane
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA A ARRECARDAÇÕES MATERIAL E CONTRIBUIÇÃO X TURMAS
MATUTINO
SÉRIES TURMAS
1º ano A e B
1º ano C e D
2º e 3º ano A
2º ano B e C
3º ano B e C PROFESSORES
Amilton
Ligia
Jailma
Indiana
Jacqueline
VESPERTINO
SÉRIES TURMAS
1º ano A e B
2º ano A
2º ano B e C
3º ano A
3º ano B PROFESSORES
Milana
Clélia
Cristiane
Indiana
Milana
NOTURNO
SÉRIES TURMAS
1º ano A e B
2º ano A
3º ano A e B
PROFESSORES
Jacqueline
Clélia
Clélia
COLÉGIO ESTADUAL LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
ResponderExcluirRua Marechal Rondon, S/N, Centro, Ibicaraí – Bahia
ÁREA: Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias
ARTICULADORA DE ÁREA: Clélia Eugênia de Sousa Lima
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Amilton; Clélia; Cristiane; Elizabeth; Indiana; Jacqueline; Jailma; Ligia; Lúcia Carmem; Maria das Graças
TEMA: SAÚDE E MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA
Os profissionais da área de Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias juntamente com o corpo administrativo do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola realiza a Pesquisa Participante através de visitas a toda a comunidade escolar investigando suas preocupações, sonhos e anseios. Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra. Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra.
Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil. Devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
OBJETIVO GERAL
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação às atividades relacionadas com a saúde e visão sobre as questões ambientais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente não somente sustentável, mas, com perspectivas promissoras na saúde humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, buscando perspectivas de melhoria da qualidade em saúde e ambiental.
Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
Conscientizar para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município.
Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem. Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
METODOLOGIA
ResponderExcluirO projeto será apresentado aos professores para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo.
A situação problema será exposta aos alunos para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam construídos o seu pré-projeto.
Procurar ajuda junto aos órgãos públicos relacionados direta e indiretamente com as questões em saúde, ambiente e suas diversidades.
Buscar auxílio junto as Organizações não-Governamentais para apoio no desenvolvimento de atividades relacionadas à saúde, ao ambiente e suas diversidades.
Desenvolver a competência para a pesquisa (recolhimento de informações, entrevistas, mapeamento, entre outras atividades).
Estimular e desenvolver a criatividade, propiciando novas alternativas ou novas concepções para a soluções de problemas ou novas abordagens sobre as diversidades em saúde e ambiente.
Criar a vinculação entre a ética, a estética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância da qualidade de vida, incluindo abordagens sobre a saúde, o ambiente e suas diversidades.
Palestras. Paródias. Assistir documentários.
DISCIPLINAS x SUBTEMAS QUE IRÃO ABORDAR:
BIOLOGIA
A relação entre meio ambiente e saúde e a importância dos princípios da prevenção e da precaução
Componentes do lixo eletrônico, extremamente danosos à saúde, doenças provocadas.
Alimentos orgânicos: mais saudáveis e respeito ao meio ambiente
A solução para os problemas causados pelo lixo.
QUIMICA E FÍSICA
Lixo eletrônico: impactos e transformações
Definição; exemplos; problemas causados pelo descarte inadequado; reciclagem do lixo tecnológico; descarte correto e reutilização. Classificação do lixo
Consciência ambiental: cuidados com o lixo
MATEMÁTICA
Coleta seletiva de lixo; Aterro sanitário; Lixão
Estatística
Tabela e gráficos de decomposição dos materiais no ambiente
Tabela e gráficos de porcentagem dos produtos químicos no lixo eletrônico
Tabelas e gráficos de porcentagem e toneladas de lixo produzidas no Brasil
De quem é a competência: A tarefa de limpeza urbana
– APENDICE C –
ResponderExcluirCULMINANCIA DO PROJETO
COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES - CELEM
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
ARTICULADORA: Clélia Eugênia de Sousa Lima
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Amilton, Clélia, Cristiane, Elizabeth (Milana), Indiana, Jacqueline, Jailma, Ligia, Lúcia Carmem, Maria das Graças.
SÁBADO LÉTIVO – ______ DE OUTUBRO DE 2013
HORÁRIO –
Organização dos PELOTÕES a partir das 08:00 horas
Início da caminhada – 09:00 horas
LOCAL:
INICIO: Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães – R. Mal. Rondon
TÉRMINO: Praça da Feira
Percurso: R. Mal. Rondon – Avenida São Vicente de Paula, R Brigadeiro
Eduardo Gomes, Praça Aderbal Assis, Avenida Professor
Otávio Monteiro e Praça da Feira.
Observação: Os PELOTÕES formados, cada um com sua função, passarão na Praça Aderbal Assis para formalizarem Plantio de Mudas de Árvores.
PRIMEIRO PELOTÃO 3º ano - Assunto: Protesto
Professores responsáveis pela organização:
Matutino: Jacqueline e Jailma
Vespertino: Indiana e Amilton
Noturno: Maria das Graças
Os alunos com o auxílio dos professores organizarão: bandinha, frases, refrãos....
Vestimenta – usarão camisas..., faixas caracterizando o assunto.
Observação: Deste Pelotão formaremos um pequeno grupo que irá fazer o Plantio das Mudas de Árvores e homenagear moradores do local (padrinho e madrinha das mudas) com certificado.
SEGUNDO PELOTÃO 1º ano - Assunto: Soluções
Professores responsáveis pela organização:
Matutino: Amilton e Ligia
Vespertino: Clélia e Milana
Noturno: Jacqueline
Os alunos com o auxílio dos professores organizarão: cartazes, faixas...
Vestimenta – usarão camisas nas cores: verde, amarela, azul, marrom, vermelho (cores que caracterizam os vasos coletores).
TERCEIRO PELOTÃO 2º ano - Assunto: Conscientização Professores responsáveis pela organização:
Matutino: Lúcia e Indiana
Vespertino: Cristiane
Noturno: Jailma
Os alunos em grupo, com o auxílio dos professores confeccionarão o modelo de um Panfleto. Destes panfletos faremos uma seleção para a confecção do oficial na gráfica.
Vestimenta – usarão a farda do colégio, pois irão está em contato mais direto com a comunidade.
Percurso que este PELOTÃO irá fazer em grupo:
01 – R. Mal. Rondon, Avenida São Vicente de Paula, R. Brigadeiro
Eduardo Gomes, Praça Aderbal Assis Avenida Professor Otávio
Monteiro, encerrando na Praça da Feira ou seja o mesmo percurso que
os outros pelotões irão fazer.
02– R. Mal. Rondon, R Josias Santos, Praça Ramiro Berbert de
Castro, R. Ruy Barbosa, Praça Henrique Pimentel Sampaio e Praça
da Feira.
03 – R. Mal. Rondon, Rua Paraguaçu, Rua Sete, Praça Henrique Pimentel
Sampaio, R. Joao Pessoa e Praça da Feira.
CONVIDADOS ESPECIAIS:
01 – Secretaria do Meio Ambiente de Ibicaraí
02 – Fanfarra do Colégio Estadual Ana Nery
03 – Secretaria de Saúde de Ibicaraí