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sexta-feira, 30 de agosto de 2013

I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente aconteceu nos distritos da Saloméa e Vila Santa Isabel, em Ibicaraí







Texto: Arnold Coelho  -  Fotos: Antonio Lima
Com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, a Conferência levou aos alunos das comunidades da Saloméa e Vila Santa Isabel a seguinte mensagem: “Uma escola sustentável é, antes de mais nada, uma escola que extrapola seus limites e envolve o bairro, a cidade, o mundo”.
Na tarde do dia 28 de agosto, aconteceu o primeiro dia de Conferência, no Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro, na Saloméa. A Conferência contou com a participação da Secretária de Educação, Fabiane Lyra, que formou a mesa com a Supervisora de Educação Infantil, Selma Narciso; a Diretora da escola, Orlete Rosa; a Coordenadora da escola, Fátima Lucas; a Vice-diretora, Helenita do Carmo e os professores Rakila Guimarães, Mayana Souza, Tiago Silva, Peterson Magalhães, Roseane Águida, Raimundo Júnior e Euclides da Silva, mais de 70 alunos, além da coordenação do evento, que ficou por conta da professora Aliny Ribeiro Bastos, que conduziu a Conferência.
A Conferência teve início com o Hino Nacional e o Hino de Ibicaraí. Em seguida, foi passado um vídeo, que retratava o mundo no ano de 2070, onde um homem com aparência de 80 anos, mas com apenas 50, que relatava como era difícil viver no planeta terra sem água potável, em um planeta devastado por chuvas ácidas e a total destruição do meio ambiente. Teve também a apresentação de um grupo de dança que usou a música Planeta Água, do compositor Guilherme Arantes.
Em seguida, a secretária de Educação Fabiane Lyra falou sobre a importância do aluno começar a preservar cedo e o seu papel em cuidar do meio ambiente. Fabiane também alertou para o desperdício da água em ações simples do dia a dia e lembrou que o futuro desse planeta depende das novas gerações.
A professora Aliny Ribeiro Bastos explicou para os alunos presentes na Conferência o propósito dessa ação e lembrou que, o melhor trabalho entre as quatro equipes, cada uma com um tema: Terra, Água, Fogo e Ar, iria representar a escola em Salvador, na Conferência Estadual.
A ação escolhida foi o tema “Terra, criação de horta aos redores da escola, com garrafas pet. O aluno eleito para representar a escola como delegado em Salvador foi Patrick Cardoso Almeida da Silva, do 6o ano, e o suplente foi Diogo Bispo Oliveira da Silva, do 8o ano.







No dia 29, a Conferência deu continuidade no Colégio Municipal de Ibicaraí, na Vila Santa Isabel, com a presença de dezenas de alunos, professores e a direção da escola. Estiveram presentes na composição da mesa, a secretária de Educação Fabiane Lyra; o secretário de Agricultura, Carlos Durval Fraga; a Diretora Suane França; a supervisora de Educação Infantil, Selma Narciso e a representante dos professores, Jaqueline dos Santos Matos. Esteve presente também ao evento o Diretor de Meio Ambiente, Álvaro Caldas e a professora e coordenadora da Conferência Aliny Ribeiro Bastos.
A Conferência teve como mestre de cerimônia Carlos Alberto Marques, que depois de um breve discurso sobre a importância dessa ação, passou a palavra para a professora Aliny. Foi cantado o Hino Nacional e o Hino de Ibicaraí e em seguida Foi passado o vídeo sobre o futuro do planeta e na sequência os alunos foram divididos em quatro equipes, que apresentaram seus respectivos trabalhos.
No final das apresentações, a ação escolhida foi o tema “Água: Limpeza e Preservação do Rio Salgado”.  A aluna escolhida para representar o colégio foi Milena dos Santos Silva, do 9o ano, e tendo como suplente Dora Souza Santos, do 9o ano.

A professora e coordenadora da conferência, Aliny Ribeiro Bastos, ficou bastante satisfeita com os dois dias de conferência, onde houve uma participação de mais de 200 alunos da rede pública municipal, com a apresentação de diversos trabalhos. Vale lembrar do empenho dos professores para que essa ação acontecesse.

9 comentários:

  1. Parabenizo a Escola, professores e equipe da secretaria de Educação pelo evento.
    Acredito que este é o momento de todos estarem unidos em defesa de uma educação de qualidade, a preservação do meio ambiente.
    Nós da Área da Natureza, Matemática e suas Tecnologias estamos desenvolvendo um projeto cujo tema é Saúde e Meio Ambiente. Paralelo a este trabalho temos trabalhos anexos que acontecem nos sábados letivos. Um deles aconteceu dia Videos:Carta escrita no ano 2070, Desperdício da água + atividades e produções interdisciplinares. O outro sábado letivo está previsto para acontecer dia 21 do corrente mes. Programação: Fabricando Brinquedos. Os alunos do matutino irão confecionar carrinhos com garrafa PET, os alunos do vespertino e noturno irão confeccionar bonequinhas com material reciclável ( vaso de iogurte, tampinhas de PET, tampas de detergente, tampa de pasta dental, entre outros materiais). Estes brinquedos serão doados para as creches de Ibicarai. E a culminância do nosso projeto está previsto para acontecer em um sábado letivo no mês de outubro. iremos convidar todos, principalmente Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Saúde.
    Participem desta ideia, pois ela faz parte de sua vida.Vamos procurar as secretarias citadas pois necessitamos de parcerias. Eu na qualidade de Articulada da Área, estive conversando com o Secretario do Meio Ambiente.
    Estou encantada com os trabalhos apresentados.

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  2. TEXTO 01

    A SECA
    O caminho foi andado
    O perfeito estragado
    O amor arruinado
    O coração dilacerado
    Nada cicatrizado
    As lágrimas secas? Causaram estrago...
    Mas não existe nordestino desacreditado!
    Tudo acabado, já fora consumado,
    A dor está ao lado, do nordestino atormentado!
    E o sofrer eternizado
    O sentimento amordaçado
    E a seca...
    Ah! Bem do seu lado
    Mas o céu já estrelado, lembra as perdas do passado
    A trazer a ilusão de alguém já ter amado...
    E o coração amedrontado
    De sofrer está cansado
    Tudo deu errado!
    Ainda o mundo é malvado. O consolo? Extirpado
    O braço forçado
    O nordestino evitado!
    Tudo transformado, de falante a calado
    Do mais lindo ao arrasado, são reflexos do passado.
    (aluno Ronisley – 3º ano- Barra da Estiva )














    TEXTO 02
    A ANGÚSTIA DO NORDESTINO

    Um nordeste maltratado
    Na tentativa de escurecer o iluminado
    Sou nordestino mesmo, e o que há de errado?
    Viver não é esconder-se do sol, trancar-se num caixão afortunado,
    Oh! Nordestino atormentado...
    E sofrer não é pecado
    Jesus sofreu e é amado.
    Do pequeno nordestino atormentado
    O fim já era marcado, do sofrimento libertado
    O começo não mais lembrado
    De uma época que trouxe estrago.
    Ah! Ah! Que nordestino atormentado!
    (aluno Ronisley – 3º ano- Barra da Estiva)



    A Região Sudoeste da Bahia enfrenta uma de suas piores secas dos últimos anos. No primeiro texto, percebemos que algumas regiões nordestinas estão sem chover a seis meses. No segundo texto retrata a angústia do nordestino, mas que mesmo assim não perde a fé e a esperança por dias melhores.



    TEXTO 03

    CONSUMO MÉDIO DE ÁGUA POR PESSOA/DIA

    O consumo médio de água por pessoa por dia, conhecido por "consumo per capita" de uma comunidade é obtido, dividindo-se o total de seu consumo de água por dia pelo número de pessoas servidas.
    Esse consumo de água depende de vários fatores, sendo complicada a determinação do gasto mais provável por consumidor. A variação é motivada pelos hábitos de higiene da população, do clima, do tipo de instalação hidráulico-sanitária dos domicílios.
    Na zona urbana, no Brasil, costuma-se adotar quotas médias "per capita" diárias de 120 a 200 litros por pessoa. Notadamente, este per capita depende do tamanho e desenvolvimento da cidade.
    Na zona rural, o consumo "per capita" é influenciado também pelo clima, pelos hábitos de higiene e pela distância da fonte ao local de consumo. Se não há água encanada e a água é transportada por tração animal ou humana este consumo fica bem mais reduzido.
    No caso de construção de uma cisterna, deve-se levar em conta pra quantos dias e quantas pessoas vão utilizar essa água. Segundo a literatura, o consumo mínimo de água/pessoa por dia para fins domésticos é de:
    - Água para a bebida ........................ 02 litros
    - Alimentos e cozinha ...................... 06 litros
    - Lavagens de utensílios .................. 09 litros
    - Lavagens de roupas ...................... 15 litros
    - Abluções diárias ........................... 05 litros
    - Banho de chuveiro ....................... 30 litros
    - Aparelhos sanitários .................... 13 litros
    ________________________________________
    T O T A L ................................. 80 litros

    Por exemplo, se temos cinco pessoas e se quer armazenar água para um mês, então a menor capacidade do tanque será igual a 5 pessoas x 30 dias x 80 litros por dia = 12.000 litros ou 12 metros cúbicos!
    (http://professorcarlosfernandes.blogspot.com.br/2012/07/consumo-medio-de-agua-por-pessoadia.html)












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  3. COM BASE NAS REFLEXÕES DOS TEXTOS 1, 2 e 3 RESPONDA:

    QUESTÃO 01 –

    Uma residência na Região Sudoeste da Bahia possui cinco pessoas e precisa economizar água. A família reuniu-se com a ajuda de um engenheiro, determinou a seguinte economia por pessoa por dia:

    Alimentos e Cozinha..................................
    Lavagens de Utensílios ................................
    Lavagens de Roupas.....................................
    Banho de Chuveiro..................................
    Uso do Vaso Sanitário................................... 2 litros
    3 litros
    4 litros
    3 litros
    3 litros


    Partindo do princípio que a meta estabelecida foi alcançada, assinale a alternativa correta.
    a) Ao final de 30 dias, verificou-se que a meta foi alcançada. Quantos litros de água as cinco pessoas economizaram?
    A ( ) 2250 B ( ) 2350 C ( ) 2450 D ( ) 2550

    b) A quantidade de água economizada pelas cinco pessoas no período de 30 dias seria suficiente para encher quantos tanques de 500 litros de água?
    A ( ) 3 B ( ) 4 C ( ) 5 D ( ) 6

    c) Quantos tanques de 500 litros de água seriam necessários para armazenar a quantidade de água economizada pelas cinco pessoas no período de 30 dias?
    A ( ) 3 B ( ) 4 C ( ) 5 D ( ) 6

    d) Qual foi a economia/dia por pessoa?
    A ( ) 25 litros B ( ) 35 litros C ( ) 10 litros D ( ) 15 litros

    e) Quantos litros de água as 5 pessoas economizaram em dez dias?
    A ( ) 550 B ( ) 650 C ( ) 750 D ( ) 850

    f) Quantos litros de água as 5 pessoas economizariam em um semestre?
    A ( ) 13500 B ( ) 16500 C ( ) 17500 D ( ) 18500

    g) Quantos litros de água as 5 pessoas economizariam em um ano?
    A ( ) 23800 B ( ) 27000 C ( ) 21750 D ( ) 128500

    h) Se temos cinco pessoas nesta residência e se quiséssemos armazenar a água economizada em um bimestre, então qual a menor capacidade do reservatório?
    A ( ) 4,5 m³ B ( ) 40,5 m³ C ( ) 4500 m³ D ( ) 45,0 m³




    QUESTÃO 02 –

    Apresente em forma de texto, três ou mais soluções possíveis para amenizar a situação da seca na Região Nordeste do Brasil.

















    Fonte: http://entrelinhasjh.blogspot.com.br/2012/11/seca-no-nordeste-nas-entre-linhas.html

    __

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  4. COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES – CELEM
    IBICARAÍ-BAHIA


    ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

    SÁBADO LÉTIVO – 17 DE AGOSTO DE 2013

    CLIENTELA: ALUNOS E PROFESSORES

    PROGRAMAÇÃO X TURNO X PROFESSORES RESPONSÁVEIS

    HISTORICO PROFESSORES x TURNO
    PRIMEIRO MOMENTO VÍDEOS SOBRE A ÁGUA

    Desperdício de água – Reportagem
    Tempo – 6:25 min

    Carta escrita no ano 2010 em vídeo – versão 2010 com sonoplastia
    Tempo – 6:54 min

    Terra planeta Água – música Guilherme Arante, cantada por Zé Ramalho
    Tempo 3:59 min

    Servirá de fundo musical durante todo o processo.

    Professores de Biologia – Depois dos vídeos fazerem comentários e abrirem espaço para discussões com os alunos.
    MATUTINO:

    Lucia Carmem
    Maria das Graças

    VESPERTINO:

    Elizabeth
    Cristiane

    NOTURNO:

    Maria das Graças
    SEGUNDO MOMENTO TEXTOS

    – A SECA
    – A ANGÚSTIA DO NORDESTINO
    – CONSUMO MÉDIO DE ÁGUA POR PESSOA/DIA

    PRODUÇÕES – Apresentar soluções em forma de texto, três ou mais soluções possíveis para amenizar a situação da seca na Região Nordeste do Brasil.

    Professores de Química e Física – Acompanhar a leitura e discussões dos textos e resolução da questão proposta.
    Podemos recolher dos grupos de alunos, digitar, imprimir, colar em papel madeira e publicar nos corredores da escola. MATUTINO:

    Amilton
    Ligia

    VESPERTINO:

    Amilton
    Indiana

    NOTURNO:

    Jailma
    Lígia
    TERCEIRO MOMENTO REFLEXÕES X SITUAÇÕES PROBLEMAS

    Professores de Matemática – Auxilia na leitura dos trabalhos e resoluções das questões matemática.

    MATUTINO:

    Jacqueline
    Jailma

    VESPERTINO:

    Clélia
    Jailma

    NOTURNO:

    Clélia
    Jacqueline

    OBSERVAÇÃO: A atividade está distribuída em quatro laudas. Podemos imprimir em duas folhas frente e verso. Quanto a figura da questão 2, podemos salvá-la em JPEG e no momento disponibiliza-la na tela. Assim economizará tinta. Quanto a esta impressão a escola pode providenciar as xerox.


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  5. COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES – CELEM
    IBICARAÍ-BAHIA





    PROGRAMAÇÃO SÁBADO LETIVO – FABRICANDO BRINQUEDOS



    ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

    ARTICULADORA: Clélia Eugênia de Sousa Lima

    PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Amilton, Clélia, Cristiane, Elizabeth (Milana), Indiana, Jacqueline, Jailma, Ligia, Lúcia Carmem, Maria das Graças


    SÁBADO LÉTIVO – 21 DE SETEMBRO DE 2013

    HORÁRIO – MATUTINO : 7:00 h às 11:00 h VESPERTINO : 13:00 h às 17:00 h


    CLIENTELA: ALUNOS , PROFESSORES, ADMINISTRATIVO E CONVIDADOS

    OBSERVAÇÕES:

    – Os alunos do turno Noturno serão convidados para
    confecção dos Brinquedos nos turnos Matutino e
    Vespertino;

    – Os brinquedos confeccionados serão entregues nas
    Creches de Ibicaraí


    – Organizar espaço no Laboratório de Matemática
    para armazenar o material recolhido.

    05 – Criar e decidir peso para pontuação –
    recolhimento material

    06 – Os vídeos estarão salvos no notebook da escola para que todos tenham acesso.











    CONFECÇÃO DO CARRINHO – TURNO MATUTINO

    MATRIAL RECICLAVEL E PERMANENTE

    MATERIAL RECICLÁVEL:
    Para cada CARRINHO a ser confeccionado utilizaremos 09 garrafas PET de 2 litros, 1 garrafa PET de 1 litro, lisas:
    4 garrafas para as rodas 2 garrafas para o corpo
    2 garrafas par ornamentação 1 garrafa para os eixos
    1 garrafa de 1 litro para puxador

    MATERIAL PERMANENTE:
    6 Estiletes 6 Tesouras 2 Flanelas Extensões
    2 Pistolas pequenas de cola quente + bisnagas de cola quente
    Sacos finos para embalar os carrinhos + fitilhos para os laços

    OBSERVAÇÕES :
    Total de 10 garrafas para montagem de um carrinhos. Todas devem estar com tampa e limpas.

    Cada aluno deverá trazer 2 garrafas.
    A cada grupo de 5 alunos equivale 1carro. Em média uma turma de 30 alunos confeccionaremos 30/5 = 6 carros. Se temos 10 turmas Matutino X 6 carros = 60 carros em média.


    CONFECÇÃO DA BONEQUINHA – TURNO VESPERTINO

    MATRIAL RECICLAVEL E PERMANENTE

    MATERIAL RECICLÁVEL:
    Para cada BONEQUINHA a ser confeccionada utilizaremos :
    Membros Superiores e Inferiores – Tampinhas de Garrafa PET :
    7 x 2 = 14 para os braços 8 x 2 = 16 para as pernas
    Dedos = Tapinhas de Pasta Dental ou botões de blusa:
    4 unidade para finalizar as pernas e os braços
    Corpo = 1 Vaso de iogurte 1 cabeça de boneca tamanho médio
    Cabelos = Lã na cor amarela e marrom Fitas para enfeite dos cabelos
    Elástico fino para montagem da bonequinha Retalhos de pano para a confecção da roupa

    MATERIAL PERMANENTE:
    6 Tesouras 6 agulhas tamanho grande sem ponta 2 Flanelas Extensões
    2 Pistolas pequenas de cola quente + bisnagas de cola quente
    Sacos finos para embalar as bonequinhas + fitilhos para os laços
    Máquina portátil de costura e linha

    OBSERVAÇÕES :
    Para montagem de uma Bonequinha
    Total de 30 tampinhas de garrafa PET ; Total de 4 tampinhas de Pasta Dental ;

    Cada aluno deverá trazer 10 tampinhas de garrafa PET, 2 tampinhas de pasta dental Retalhos de pano, e 1 vaso de iogurte .
    A cada grupo de 3 alunos equivale 1 bonequinhas. Em média uma turma de 30 alunos confeccionaremos 30/3 = 10 bonequinhas
    Se temos 07 turmas Vespertino + 05 turmas Noturno X 10 bonequinhas = 120 bonequinhas em média.

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  6. PARTE II

    HISTÓRICO QUANTIDADE
    ALUNOS PROFESSOR
    RESPONSÁVEL
    PRIMEIRO MOMENTO VÍDEOS SOBRE O LIXO
    – O Lixo no Brasil – Caminhos da Reportagem TV Brasil
    Tempo – 52:00 min
    – Saiba a diferença entre Aterro Sanitário e Lixão
    Tempo – 1:16 min



    TODOS


    TODOS
    – Carrinho de Garrafa PET
    https://www.youtube.com/watch?v=H17iMe0wKJ8
    Tempo – 8:56 min

    – Bonequinha com Sucata
    https://www.youtube.com/watch?v=2ZFCFr432_4
    Tempoo – 14:40 min




    TODOS



    TODOS



    SEGUNDO MOMENTO – Comentários dos Vídeos
    – Apresentação do material com explicação dos trabalhos X destino dado ao material confeccionado.
    – Distribuição dos grupos nas oficinas


    TODOS


    TODOS
    TERCEIRO MOMENTO A FABRICA - TURNO MATUTINO
    – CONSTRUÇÃO DE CARRINHO COM GARRAFA PET
    TODOS
    TODOS


    OFICINAS 01 – Triagem do Material 6 Lúcia Carmem
    02 – Recorte do Material 6 Amilton e Mª das Graças
    03 – Dobraduras do Material 6 Lígia e Jailma
    04 – Montagem 4 Jacqueline e Indiana
    05 – Qualidade e Embalagem 4 Clélia

    TERCEIRO MOMENTO A FABRICA - TURNO VESPERTINO
    – CONSTRUÇÃO DE UMA BONEQUINHA
    COM SUCATA
    TODOS
    TODOS




    OFICINAS 01 – Triagem do material 6 Mªdas Graças
    02 – Recorte e furos do material
    6 Amilton e Jacqueline
    03 – Confecção cabeça boneca : colagem e enfeites dos cabelos 6 Jailma e Ligia
    04 – Montagem da bonequinha ( membros superiores, inferiores; dedos; cabeça) 8 Milana e Indiana
    05 – Confecção da roupa da bonequinha – usando pano, tesoura, maquina de costura e linha 4 Clélia
    05 – Qualidade e Embalagem 2 Cristiane




    PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA A ARRECARDAÇÕES MATERIAL E CONTRIBUIÇÃO X TURMAS


    MATUTINO



    SÉRIES TURMAS
    1º ano A e B
    1º ano C e D
    2º e 3º ano A
    2º ano B e C
    3º ano B e C PROFESSORES
    Amilton
    Ligia
    Jailma
    Indiana
    Jacqueline
    VESPERTINO

    SÉRIES TURMAS
    1º ano A e B
    2º ano A
    2º ano B e C
    3º ano A
    3º ano B PROFESSORES
    Milana
    Clélia
    Cristiane
    Indiana
    Milana
    NOTURNO
    SÉRIES TURMAS
    1º ano A e B
    2º ano A
    3º ano A e B
    PROFESSORES
    Jacqueline
    Clélia
    Clélia

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  7. COLÉGIO ESTADUAL LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
    Rua Marechal Rondon, S/N, Centro, Ibicaraí – Bahia

    ÁREA: Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias
    ARTICULADORA DE ÁREA: Clélia Eugênia de Sousa Lima
    PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Amilton; Clélia; Cristiane; Elizabeth; Indiana; Jacqueline; Jailma; Ligia; Lúcia Carmem; Maria das Graças
    TEMA: SAÚDE E MEIO AMBIENTE
    JUSTIFICATIVA
    Os profissionais da área de Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias juntamente com o corpo administrativo do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola realiza a Pesquisa Participante através de visitas a toda a comunidade escolar investigando suas preocupações, sonhos e anseios. Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra. Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra.
    Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil. Devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.

    OBJETIVO GERAL
    Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação às atividades relacionadas com a saúde e visão sobre as questões ambientais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente não somente sustentável, mas, com perspectivas promissoras na saúde humana.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, buscando perspectivas de melhoria da qualidade em saúde e ambiental.
    Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
    Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
    Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
    Conscientizar para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município.
    Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem. Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
    Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

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  8. METODOLOGIA
    O projeto será apresentado aos professores para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo.
    A situação problema será exposta aos alunos para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam construídos o seu pré-projeto.
    Procurar ajuda junto aos órgãos públicos relacionados direta e indiretamente com as questões em saúde, ambiente e suas diversidades.
    Buscar auxílio junto as Organizações não-Governamentais para apoio no desenvolvimento de atividades relacionadas à saúde, ao ambiente e suas diversidades.
    Desenvolver a competência para a pesquisa (recolhimento de informações, entrevistas, mapeamento, entre outras atividades).
    Estimular e desenvolver a criatividade, propiciando novas alternativas ou novas concepções para a soluções de problemas ou novas abordagens sobre as diversidades em saúde e ambiente.
    Criar a vinculação entre a ética, a estética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
    Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
    Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância da qualidade de vida, incluindo abordagens sobre a saúde, o ambiente e suas diversidades.
    Palestras. Paródias. Assistir documentários.

    DISCIPLINAS x SUBTEMAS QUE IRÃO ABORDAR:

    BIOLOGIA
    A relação entre meio ambiente e saúde e a importância dos princípios da prevenção e da precaução
    Componentes do lixo eletrônico, extremamente danosos à saúde, doenças provocadas.
    Alimentos orgânicos: mais saudáveis e respeito ao meio ambiente
    A solução para os problemas causados pelo lixo.

    QUIMICA E FÍSICA
    Lixo eletrônico: impactos e transformações
    Definição; exemplos; problemas causados pelo descarte inadequado; reciclagem do lixo tecnológico; descarte correto e reutilização. Classificação do lixo
    Consciência ambiental: cuidados com o lixo

    MATEMÁTICA
    Coleta seletiva de lixo; Aterro sanitário; Lixão
     Estatística
     Tabela e gráficos de decomposição dos materiais no ambiente
    Tabela e gráficos de porcentagem dos produtos químicos no lixo eletrônico
    Tabelas e gráficos de porcentagem e toneladas de lixo produzidas no Brasil
    De quem é a competência: A tarefa de limpeza urbana

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  9. – APENDICE C –
    CULMINANCIA DO PROJETO

    COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES - CELEM
    ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
    ARTICULADORA: Clélia Eugênia de Sousa Lima
    PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Amilton, Clélia, Cristiane, Elizabeth (Milana), Indiana, Jacqueline, Jailma, Ligia, Lúcia Carmem, Maria das Graças.

    SÁBADO LÉTIVO – ______ DE OUTUBRO DE 2013

    HORÁRIO –
    Organização dos PELOTÕES a partir das 08:00 horas
    Início da caminhada – 09:00 horas

    LOCAL:
    INICIO: Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães – R. Mal. Rondon
    TÉRMINO: Praça da Feira

    Percurso: R. Mal. Rondon – Avenida São Vicente de Paula, R Brigadeiro
    Eduardo Gomes, Praça Aderbal Assis, Avenida Professor
    Otávio Monteiro e Praça da Feira.

    Observação: Os PELOTÕES formados, cada um com sua função, passarão na Praça Aderbal Assis para formalizarem Plantio de Mudas de Árvores.


    PRIMEIRO PELOTÃO 3º ano - Assunto: Protesto
    Professores responsáveis pela organização:
    Matutino: Jacqueline e Jailma
    Vespertino: Indiana e Amilton
    Noturno: Maria das Graças
    Os alunos com o auxílio dos professores organizarão: bandinha, frases, refrãos....
    Vestimenta – usarão camisas..., faixas caracterizando o assunto.
    Observação: Deste Pelotão formaremos um pequeno grupo que irá fazer o Plantio das Mudas de Árvores e homenagear moradores do local (padrinho e madrinha das mudas) com certificado.

    SEGUNDO PELOTÃO 1º ano - Assunto: Soluções
    Professores responsáveis pela organização:
    Matutino: Amilton e Ligia
    Vespertino: Clélia e Milana
    Noturno: Jacqueline
    Os alunos com o auxílio dos professores organizarão: cartazes, faixas...
    Vestimenta – usarão camisas nas cores: verde, amarela, azul, marrom, vermelho (cores que caracterizam os vasos coletores).

    TERCEIRO PELOTÃO 2º ano - Assunto: Conscientização Professores responsáveis pela organização:
    Matutino: Lúcia e Indiana
    Vespertino: Cristiane
    Noturno: Jailma
    Os alunos em grupo, com o auxílio dos professores confeccionarão o modelo de um Panfleto. Destes panfletos faremos uma seleção para a confecção do oficial na gráfica.

    Vestimenta – usarão a farda do colégio, pois irão está em contato mais direto com a comunidade.
    Percurso que este PELOTÃO irá fazer em grupo:
    01 – R. Mal. Rondon, Avenida São Vicente de Paula, R. Brigadeiro
    Eduardo Gomes, Praça Aderbal Assis Avenida Professor Otávio
    Monteiro, encerrando na Praça da Feira ou seja o mesmo percurso que
    os outros pelotões irão fazer.

    02– R. Mal. Rondon, R Josias Santos, Praça Ramiro Berbert de
    Castro, R. Ruy Barbosa, Praça Henrique Pimentel Sampaio e Praça
    da Feira.

    03 – R. Mal. Rondon, Rua Paraguaçu, Rua Sete, Praça Henrique Pimentel
    Sampaio, R. Joao Pessoa e Praça da Feira.

    CONVIDADOS ESPECIAIS:
    01 – Secretaria do Meio Ambiente de Ibicaraí
    02 – Fanfarra do Colégio Estadual Ana Nery
    03 – Secretaria de Saúde de Ibicaraí


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