Pesquisar este blog


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Semana produtiva no assentamento




Texto e fotos: Arnold Coelho

A última semana no Assentamento da Associação Agrícola Campo Novo foi extremamente produtiva com relação às ações e acontecimentos na comunidade. Depois de alguns meses de espera e muita cobrança, finalmente chegou a máquina da prefeitura para recuperar a estrada vicinal que nos leva até o assentamento. A estrada estava em péssimo estado e precisava ser recuperada. A primeira etapa foi em caráter emergencial, para tapar buracos e cascalhar os trechos que estavam intransitáveis. Ficou a promessa do poder público municipal de, nos próximos, dias concluir o restante da estrada.

TANQUES
Outra ação na comunidade que deixou as famílias satisfeitas foi o início da escavação de 8 tanques para a prática de piscicultura (criação de peixes) em pontos estratégicos da propriedade rural. O assentamento é uma fazenda de 110 hectares, dividida em 15 lotes de 5 hectares cada, restando uma área preservada de mata virgem. Os tanques chegaram em boa hora e esses pequenos produtores esperam, além do alimento, ter no peixe mais uma fonte de renda.

TELHAS
Enfim, depois de vários meses pedindo, mostrando o projeto e mandando emails (além das inúmeras postagens no Face),  conseguimos terminar a etapa do telhado da sala de aula. Foram 42 telhas doadas por pessoas amigas e indivíduos que ainda acreditam em um mundo melhor. A cobertura demorou porque a telha ecológica custa três vezes o preço de uma de amianto. Mas, enfim, concluímos essa etapa.

AGRADECIMENTO
Tenho a relação de todos os doadores e por vezes já agradeci a todos pelas inúmeras doações, mas hoje vou agradecer em especial a um jovem senhor de mais de 80 anos, que esbanja garra, energia, esperança e planos para o futuro. Essa pessoa partiu na década de 60 para os Estados Unidos e lá vive até hoje, vindo ao Brasil apenas para visitar parentes e rever amigos. Nenzito Carneiro ou “Seu Nenzito”, como costumo chamá-lo, é um daqueles colaboradores assíduos. Mesmo estando longe, morando em outro país, ele é uma “pessoa do bem”, ser humano como poucos, pessoa de coração maior que o corpo. Obrigado, meu amigo! Obrigado, Seu Nenzito, por tantas doações!
Seu Nenzito e dois netos dele, mesmo já tendo feitas inúmeras doações, mandou essa semana 135 reais. Essa grana deu para comprar as três últimas telhas que faltavam e com a sobra de 15 reais eu completei e comprei um saco de cimento para iniciarmos a etapa de reboco e piso.

PARCEIRO
Não posso deixar de agradecer ao meu amigo Valtaire ou “Valter da Farmácia” que está sempre a disposição com o seu carro para levar as doações ao assentamento. Valeu, Valter!

PRESENTES
Prá variar saímos de lá com muito aimpim, cana, banana e leite. Presentes dos amigos e moradores da comunidade.










https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores