Pesquisar este blog


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Acordo entre Seagri e Conab pretende efetivar ainda mais PAA no interior da Bahia

A Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinaram um acordo de cooperação técnica para proporcionar mais celeridade ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no interior do estado. O ato aconteceu durante a abertura do II Seminário Estadual de Integração e Articulação do PAA, que termina nesta quarta-feira (4), no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
O superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Wilson Dias, informou que, a partir do acordo, a Seagri colocará 13 técnicos no interior do estado para  visitarem as cooperativas e ajudar os agricultores a elaborar os projetos do PAA e executá-los sem problemas”.
O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, explicou que um dos objetivos do seminário é discutir as mudanças impostas pelo governo federal, buscando o controle efetivo do programa. “Ao entender as mudanças, vamos poder otimizá-lo na ponta. Queremos estabelecer condições operacionais para que o PAA, que é um dos programas mais importantes para a agricultura familiar, cresça ainda mais”.

Avanços - O diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, disse que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é um espaço pertinente para discussões agrícolas e agrárias. “Foi na primeira reunião do Consea, em 2013, que os agricultores pautaram o presidente da época sobre a necessidade de termos um Plano Safra voltado para a agricultura. De lá para cá, tivemos muitos avanços. É um espaço rico para debates e os movimentos sociais precisam se interessar mais por ele”.
Participaram ainda da abertura do seminário os secretários estaduais de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, César Lisboa e Moema Gramacho, a superintendente da Conab na Bahia e Sergipe, Rose Ponde, o delegado federal do Desenvolvimento Agrário, Wellington Resende, entre outras autoridades.
Evento - O seminário é comemorativo aos 10 anos do PAA, realizado pela Unicafes, com o apoio do Governo da Bahia, com o objetivo de realizar um balanço dos avanços conquistados com o programa, os desafios e a construção de estratégias para a consolidação e pactuação de políticas públicas continuadas de acesso à alimentação adequada e saudável para população.

04/12/13

ras/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores