Pesquisar este blog


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Entrevista Professor Uildo Batista, novo Secretário de Educação de Ibicaraí


“Quero dar minha cara à educação de Ibicaraí”

Texto e fotos: André Luiz Evangelista
Ascom Ibicaraí: Professor Uildo Qual a sua formação Acadêmica?
Professor Uildo Batista: Sou técnico em Agropecuária pela EMARC de Itapetinga; graduado em licenciatura em Geografia pela UESC; graduado em Ensino de Jovens e Adultos e ensino da Geografia pela UESC. Tenho mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pela UNEB, campus de  Santo Antônio de Jesus.
Ibicaraí Politica: Por onde o Senhor passou na sua história de educador?
Professor Uildo Batista: Comecei como professor do ensino Básico, nos colégios Eduardo Spínola e Ângelo Magalhães; colégio Ana Nery; Guedes Educandário; EPOM; atualmente leciono no Colégio Luiz Eduardo Magalhães (CELEM). No ensino superior lecionei na UNEB, na cidade de Itagimirim, Carinhanha, Ituaçu e Guanambi; fui professor pesquisador na UNEB da cidade de Caetité.
Ascom Ibicaraí: Como o senhor se vê a frente da Secretaria de Educação de Ibicaraí?
Professor Uildo Batista: Não será fácil, pois não há vitória sem luta. Iremos manter os projetos que vinham sendo desenvolvidos, mas também desenvolveremos outros projetos, pois vamos dar a nossa cara à educação de Ibicaraí. Venho extremamente compromissado para com a causa da educação de Ibicaraí e isso já falei com o prefeito Lenildo Santana. A minha atuação será pautada na entrega, e, acima de tudo, da honestidade, sempre zelando pelo meu nome e pelo nome do  prefeito   Lenildo.
Ascom Ibicaraí: No início de 2014 o senhor já terá um grande desafio, que será organizar a Jornada Pedagógica. Já tem ideia como isso vai acontecer?
Professor Uildo Batista: A Jornada Pedagógica é o início do ano letivo. Estamos sentando com os coordenadores da Secretaria de Educação e já estamos montando os dias da Jornada Pedagógica. Possivelmente, não  será um evento longo, pois  será no máximo de um a dois dias. Inclusive, já estamos pensando em um palestrante, que dará uma alavancada na autoestima de  todos, logo no  início do ano  letivo.
Ascom Ibicaraí: Em Ibicaraí tem um Sindicato dos Professores bastante atuante. Alguma das vezes o Governo e o Sindicato não falam a mesma língua e sabemos que o senhor tem boa penetração no Sindicato. Já aconteceu uma conversa prévia entre o senhor e a direção do sindicato?
Professor Uildo Batista: Vamos manter uma conversa diretamente com o Sindicato dos Professores, assim como com o Conselho de Educação. Tenho dito ao prefeito Lenildo que serei extremamente acessível aos profissionais da categoria e também a todos os munícipes, pois faremos uma parceria digna e compenetrada com todos. Tenho serviços prestados ao Sindicato e com certeza a parceria continuará com  fidelidade.
Ascom Ibicaraí: Os alunos da zona rural e distritos receberão a mesma atenção que os da sede?
Professor Uildo Batista: Com certeza! Eu acredito que cada aluno é um tijolo que forma a base da educação no país, pois fazendo a diferença na educação teremos um país mais justo e bem instruído. O alunado indefere, tanto da zona rural, distrito ou sede. O tratamento tem que ser o mesmo!
Ascom Ibicaraí: Como o senhor vê a educação de Ibicaraí em relação ao estado da Bahia e do país como um todo?
Professor Uildo Batista: Partindo da análise do IDEB, que estava em 3.2 e foi elevado para 3.7, percebe-se que a educação de Ibicaraí está  crescente. Crescente não em quantidade, mas sim, em qualidade. Existe alguns gargalos, alguns  problemas,  mas  estes  obstáculos iremos  vencer juntamente com toda a equipe, pois sozinho ninguém vai a lugar algum,  pois no trato político, no trato administrativo, iremos  conseguir grandes feitos nesta administração.
Ascom Ibicaraí: A Secretaria vai trabalhar isolada ou em parceria com as demais Secretarias?
Professor Uildo Batista: Eu costumo falar que nenhuma Secretaria pode ficar omissa das outras  ou mesmo afastada, principalmente as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, que tem que estar irmanadas juntamente com as demais. Esta relação e acessibilidade entre uma e outra tem que ser constante, sempre buscando a positividade, pois  assim  o  efeito positivo  será em  cadeia.
Ascom Ibicaraí: O senhor tem um marco na sua carreira de educador que é o CELEM Solidário. Este projeto integrará a sua gestão como secretário?
Professor Uildo Batista: O CELEM Solidário está em sua 6ª edição e já  virou um marco no município de Ibicaraí, com respaldo no governo municipal e em todas as Secretarias que são verdadeiras parceiras do CELEM Solidário, respaldo este que  se estende  ao  comércio e população como um todo e pretendo, sim, estender para a supervisão direta do  município, inclusive já estou estudando como isso irá funcionar. Tenho alguns  projetos em mente e posso  até adiantar aqui a criação  do  projeto que se chamará “EDUCA IBICARAÍ”, que acontecerá com atividades pedagógicas, educativas e recreativas, tudo extra sala de aula,  que  servirá para a rede municipal de ensino.
Ibicaraí política: Deixe uma mensagem para o povo de Ibicaraí, em especial para todo o corpo docente e discente da Secretaria de Educação de Ibicaraí.
Professor Uildo Batista: De antemão, desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, ações e motivações. Que DEUS ilumine  a todos. Sou uma pessoa abençoada por DEUS e quero que DEUS abençoe a todos que sempre clamam por Seu nome. Quero deixar bem claro que estou vindo para dar a esta Secretaria de Educação a minha cara. Não quero dizer que ampliarei os horizontes, pois repito por todo lugar que passei dei sempre o melhor de  mim com louvor  e adoração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores