Pesquisar este blog


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lenildo Santana foi entrevistado no programa Alerta Total do Tom Ribeiro



Na tarde de quarta-feira (15), o prefeito de Ibicaraí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Lenildo Santana, foi entrevistado pelo jornalista Tom Ribeiro, do programa Alerta Total, da rede Record News.
Na oportunidade, o prefeito Lenildo foi questionado a respeito do pedido que ele fez ao governador Jaques Wagner, para transformar a estrada vicinal que liga Ibicaraí a Coaraci em uma BA. Lenildo disse que a criação desta rodovia beneficiará toda a microrregião do cacau, principalmente no que se diz respeito à comodidade para trafegabilidade dos munícipes de Itajuípe, Almadina, Floresta Azul, Coaraci e Ibicaraí.


Consórcio Litoral Sul
Lenildo falou a respeito da criação do Consórcio Litoral Sul, que terá mais de dez municípios irmanados, e estes estarão discutindo o destino dos resíduos sólidos, acabando assim com os lixões e criando aterros sanitários.
Para cidades como Ibicaraí, com cerca de 25 mil habitantes, fica inviável a instalação de um aterro sanitário, pois o custo de criação e manutenção é alto. A solução encontrada pelo Governo Federal foi a criação de consórcios entre pequenos municípios.
As cidades precisam estar em um raio de até 60 quilômetros do local do futuro aterro sanitário. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), está fazendo um estudo de solo para definir o local do futuro aterro sanitário.
Existem dois modelos para o consórcio administrar o futuro aterro sanitário: no primeiro, o consórcio municipal pode administrar com operação privada por 20 anos; enquanto que no segundo o consórcio administrará com operação pública por 10 anos. No modelo 1, as concessionárias privadas, além da operação, seriam responsáveis por parte dos investimentos. No modelo 2, essa parcela seria de responsabilidade dos municípios constituintes do consórcio.

Aterro Sanitário
Em agosto de 2010, foi promulgada a Lei Federal n° 12.305, que ficou conhecida como Lei de Resíduos Sólidos. Dentre as principais determinações dessa Lei está a meta de eliminação dos mais de 2.900 lixões existentes no Brasil, até 2014. Estes devem ser substituídos por aterros sanitários.

Administração
Vários outros assuntos foram abordados, a exemplo da queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de 1.4 para 1.2, fazendo com que o município de Ibicaraí perdesse aproximadamente R$ 290 mil mensais. O motivo dessa perda foi a redução populacional do município, decorrente da estimativa anual realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Lenildo ainda fez um rápido balanço da sua gestão como prefeito reeleito, dando referência aos últimos quatro meses de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores