Pesquisar este blog


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Herbário da Uesc é credenciado como fiel depositário de amostras do patrimônio genético

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) possui, a partir de agora, o único herbário credenciado como instituição fiel depositária de amostras de componentes do patrimônio genético. O credenciamento, pela Secretaria Executiva do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, foi publicado na edição 197, seção 3, página 173, do dia 10 deste mês, no Diário Oficial da União.
Com o credenciamento, o herbário da Uesc passa a ser o único na Bahia autorizado a atender à legislação que determina a empresas e institutos de pesquisa o depósito de exemplares-testemunha de organismos que estejam investigando com a finalidade de obter algum aproveitamento comercial ou científico da planta.
O professor Luiz Alberto Mattos Silva e curador do herbário afirmou que este é um dos mais novos do estado, criado formalmente em 1995. Em 2009, recebeu o reconhecimento internacional e foi incluído no Index Herbariorum, publicação do The New Botanical Garden.
Luiz Alberto disse que, para qualquer levantamento biológico a nível de pesquisa, são obrigatórios os registros dos espécimes coletados, com as suas consequentes incorporações a acervos de coleções científicas, permanecendo depositados em herbários. “Portanto, um herbário cumpre a função científica de preservar e acondicionar as coleções de plantas coletadas para estudo, identificação e classificação de exemplares que, após procedimento de herborização, são incorporadas à coleção, recebendo o nome de exsicatas”.


eas/om       20.11.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores