Pesquisar este blog


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Cican ganha mamógrafos e tem atendimento modernizado


O Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador, foi reformado e modernizado. Nesta quarta-feira (26), ganhou três novos mamógrafos, passando a contar agora com cinco. Além disso, um novo sistema de digitalização de imagens e um novo laboratório de anatomia patológica foram inaugurados.
As intervenções, comandadas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), foram inauguradas pelo secretário Jorge Solla. Elas vão acelerar o processo de diagnóstico de câncer, o que tem grande importância para o sucesso do tratamento da doença.
“Vamos reduzir o tempo médio de realização do exame de 60 dias para uma semana. Com isso beneficiamos bastante os pacientes”, disse Solla. De acordo com ele, as ações não param por aí. “Em 2013, vamos incorporar um serviço de radioterapia, com a construção de uma área anexa e um acelerador linear, melhorando ainda mais a capacidade de tratamento.”
A modernização do Cican está sendo feita em parceria com a Secretaria Estadual da Administração (Saeb). No primeiro momento, foi realizada uma organização dos fluxos internos, o que permitiu atender ao paciente com mais qualidade, conforto e rapidez. Neste segundo momento, o centro recebeu novos equipamentos e novos profissionais.
“Trocamos todo o mobiliário e o sistema de climatização do receptivo, aumentamos o número de atendentes do call center e estamos preparados para prestar um serviço de referência com qualidade e presteza”, afirmou o diretor-geral do Cican, Douglar Nascimento.
Com a modernização, o centro também passou a ser referência no tratamento de câncer de mama em necessidade de uso de anticorpos monoclonais, como o Trastuzumabe. A unidade é a primeira do Brasil a cumprir o protocolo do Ministério da Saúde para usar esse tipo de remédio.
O Cican é o centro de referência estadual de tratamento de câncer. Ele atende às especialidades de ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, dermatologia, proctologia, anestesiologia, terapia da dor (algologia) e cirurgia geral. Além disso, atende em odontologia, psicologia, enfermagem e serviço social, todos voltados para o paciente oncológico. São realizados ainda procedimentos diagnósticos, principalmente para câncer de próstata e de mama. São mais de 1.200 procedimentos por dia.
sds/om           26.12.12


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores