Pesquisar este blog


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fruto energético da Bahia é demonstrado na Fenagro

Os técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), apresenta aos visitantes da 26ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece até o próximo domingo (8), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a Cadeia Produtiva do Guaraná e seus derivados.
O ciclo de produção do guaranazeiro, as sementes, técnicas de plantio, colheita, além do beneficiamento e industrialização, são demonstrados no estande institucional da empresa, onde também estão sendo expostos produtos derivados do guaraná como energéticos, refrigerantes, xarope de guaraná, sabonetes, hidratantes e shampoos.
O técnico da EBDA e coordenador da Cadeia Produtiva do Guaraná na Bahia, Gerval Teófilo, disse que a EBDA é comprometida com a produção de guaraná da Bahia. Entre os trabalhos realizados no baixo sul do estado estão a qualificação da mão de obra técnica, cursos e capacitações para agricultores familiares, elaboração de projetos de custeio, investimento agrícola e apoio ao ingresso dos produtores em políticas públicas.

Crédito - Na Bahia, o município de Taperoá se destaca como o maior produtor de guaraná, com 1.800 hectares de área plantada, produção anual de mais de 800 toneladas, e produtividade de 400 quilos de grãos por hectare. Mais de cinco mil famílias vivem da produção do fruto, fator que compõe a base da economia do município.
O Programa Crédito Assistido, do Governo do Estado, tem possibilitado a expansão do guaraná ao dispor de recursos financeiros que otimizam a produção agrícola. A EBDA elabora os projetos e acompanha a  produção do guaraná, com assistência técnica especializada. “Com o acompanhamento da cultura e orientações aos agricultores sobre a utilização correta dos recursos financeiros, buscamos evitar o endividamento e a inadimplência do agricultor, tornando-o apto para novos investimentos”, explica Teófilo.

05/12/13

Rãs/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores