Pesquisar este blog


sábado, 6 de abril de 2013

Ibicaraí - Secretaria de Saúde e Nasf realizaram Seminário sobre Down





Texto: Arnold Coelho  -  Fotos: André Luiz Evangelista

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Ibicaraí e teve a participação de profissionais da área e pais de portadores de Down
Aconteceu na manhã de quinta-feira (04), no auditório da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, o I Seminário da Pessoa com Síndrome de Down. O seminário foi promovido pela Secretaria de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Ibicaraí.

A abertura do evento teve início às 8:00h com uma palestra da fisioterapeuta Fernanda Noemi e da presidente da APAE de Ibicaraí, Cleiziane Matos. Logo em seguida a doutora Célia Kalil, do Núcleo Aprendendo Down, de Itabuna, falou sobre Conceito, Aspectos Epidemiológicos e Acompanhamento Multiprofissional. Em seguida, a nutricionista Genna Louyse, do Nasf Ibicaraí, falou sobre Síndrome de Down e Obesidade. Genna Louyse salientou que estudos recentes mostram que a maior preocupação com o Down na Bahia só vai até aos 8 anos de idade. Para ela, o que é um erro. Quanto a questão da obesidade da criança com Down, a nutricionista deixou claro que tem que haver uma maior preocupação dos pais com a alimentação da criança. Louyse também falou da importância da aplicação de exercícios especiais no dia a dia do Down e finalizou dizendo que a cada 700 pessoas, uma pode nascer com Down.
A psicóloga Thaíse Pascoal, do Nasf/Ibicaraí, falou sobre a Síndrome de Down e Sexualidade. Em seguida o assistente social Eduardo Júnior, Nasf/Ibicaraí, falou sobre os Direitos das Pessoas com Síndrome de Down e a importância da sociedade em inserir a pessoa com Down no convívio social; falou também do primeiro emprego, mesmo sendo em forma de estágio no comércio local.
As 10:30h foi feita uma pausa para o coffee-break. Durante o intervalo, os músicos Getone Barboza, Júnior Bass e Clayton Sax tocaram boa música para o público presente.
A parte final do Seminário teve a participação da psicóloga Juliana Mascarenhas, do Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei), de Itabuna. Juliana falou sobre a Educação Inclusiva e as principais dificuldades e possíveis soluções e experiências do Cepei de Itabuna. O professor Luciano Dias falou sobre a importância do mercado de trabalho para o portador de Síndrome de Down.
Estiveram presentes ao evento a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Ângela Santana, que falou sobre a pouca acessibilidade do Down na sociedade e cobrou dos vereadores uma rampa na Câmara de Vereadores, para portadores de deficiências; o secretário de Saúde Pinheiro Farias, falou da importância dessas ações na área de saúde; a Secretária de Educação, Fabiane Lyra, que falou sobre a importância do convívio social do Down, e da discriminação, que muitas vezes começa em casa, quando os pais escondem o filho com Down da sociedade e lembrou que faltam escolas especializadas nesse problema em todo o Brasil. Estiveram presentes também médicos, diversos profissionais ligados à área de saúde e pais de portadores da Síndrome de Down.
O seminário terminou com show de Getone Barboza, Júnior Bass e Clayton Sax e com o lançamento da campanha nacional: Ser Diferente é Normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores