Pesquisar este blog


terça-feira, 30 de abril de 2013

Vacinação contra a febre aftosa na Bahia começa nesta quarta-feira


Desta quarta-feira (1º) até 31 de maio, todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho, declarar a vacinação e atualizar o cadastro nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Secretaria da Agricultura (Seagri), estrategicamente localizados nos municípios baianos. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para todo o rebanho de bovinos e bubalinos – jovens e adultos – do estado.

Os rebanhos que estão nos municípios que decretaram estado de emergência por causa da seca e que não possuem condições mínimas de serem vacinados, com deficiências nutricionais, terão a vacinação facultativa. Para isso, os criadores devem comparecer, obrigatoriamente, aos escritórios da Adab para solicitar dispensa da vacinação, declarar o quantitativo de animais existentes por espécie (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos e aves) e, principalmente, informar as mortes e nascimentos ocorridos no período da seca.
“A equipe da agência vai analisar as solicitações dos produtores nestas áreas, orientando-os sobre a necessidade de vacinar os animais assim que seja restabelecida a normalidade climática ou a melhoria do escore corporal dos animais e quando necessitar transportá-los para fora do estado ou para eventos pecuários”, orienta o diretor de defesa sanitária animal da Adab, Rui Leal. Ele afirma que a nova estratégia de vacinação foi definida para esta primeira etapa de imunização de 2013 por meio da Instrução de Serviço DDSA 03/2013, da agência.
Diante do cenário causado pela seca, o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, ressalta que, em posse destas informações, será possível mensurar os prejuízos da seca para a pecuária baiana, além de planejar e estabelecer estratégias direcionadas para o fortalecimento da defesa agropecuária. “Lembro ainda que o período para a imunização não será prorrogado e o criador tem até 15 dias, contabilizados após a vacinação, para a declaração”.
Para o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, a parceria com o Ministério da Agricultura foi fundamental para direcionar de forma segura as ações de defesa sanitária no estado durante o período da seca. “A Bahia entende as atividades de defesa como um alicerce para o sucesso da agropecuária e manutenção do status sanitário de livre da aftosa com vacinação. Daí os investimentos em tecnologia, convênios, cooperação pública e privada, bem como a corresponsabilidade dos criadores na necessidade da vacinação dos animais e sua posterior declaração”.

Forte vocação agropecuária

“A Bahia possui o maior rebanho do Nordeste, com mais de 11 milhões de cabeças, e ao longo dos anos tem demonstrado uma forte vocação agropecuária, refletida pelos crescentes indicadores de produtividade e a diversificação e comercialização de produtos e serviços. Isso se dá devido ao respaldo garantido pela defesa agropecuária no desenvolvimento do agronegócio”, declara a superintendente federal da Agricultura na Bahia, Virgínia Hage.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, também apoia as atividades da Adab e destaca que a Seagri, através da agência, vem cumprindo com o seu papel de dar suporte ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

ras/om        30.4.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores