Pesquisar este blog


sexta-feira, 1 de março de 2013

Codes propõe alinhamento de ações para desenvolvimento do extremo sul


O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), vai propor aos novos prefeitos do Território de Identidade Extremo Sul e ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) o alinhamento das ações planejadas para os próximos quatro anos. Para isso, sua coordenação executiva percorrerá os 13 municípios do território entre os dias 4 e 13 de novembro, realizando reuniões com os gestores públicos e representantes da sociedade civil local.

A ideia é alinhar os planejamento municipais, inclusive os Planos Plurianuais, que estão sendo elaborados, e o Plano de Desenvolvimento Territorial do Codeter com o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, em fase de implementação pelo Governo do Estado, após ter sido elaborado pelo Codes em parceria com a Associação dos Prefeitos do Extremo Sul (Apes) e grandes empresas instaladas na região.
Segundo o coordenador executivo do Codes, Edson Valadares, o objetivo é buscar a efetiva execução das ações necessárias para o desenvolvimento do extremo sul, com a integração da sociedade civil organizada e os poderes públicos estaduais e municipais. “Nossa expectativa é inaugurar um modelo de governança do desenvolvimento que sirva de exemplo a ser aplicado em todos os demais Territórios de Identidade da Bahia”.

Compromisso - “No Plano da Costa das Baleias está elencada uma série de ações que necessitam da articulação entre os poderes públicos, empresários e entidades dos movimentos sociais. Precisamos agora reafirmar o compromisso de todos com o desenvolvimento sustentável do extremo sul”, afirmou o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa.
Ele destacou que o próprio plano foi resultado de entrevistas, oficinas e reuniões com lideranças locais, gestores públicos estaduais e municipais e as comunidades locais. Nos dez dias de reuniões na região, o Codes estará nos municípios de Alcobaça, Itanhém, Mucuri, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Caravelas, Lajedão, Jucuruçu, Prado, Ibirapuã, Medeiros Netos, Vereda e Nova Viçosa.

Costa das Baleias – Resultado de um trabalho de pesquisa, consulta popular, discussões técnicas e articulação política, o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias foi construído após mais de duas mil entrevistas junto às lideranças locais, gestores públicos estaduais e municipais e com a comunidade.
Também foram promovidas 22 oficinas nos 13 municípios. No total, 50 propostas foram consideradas mais importantes, sendo 14 ações classificadas como prioritárias.
Lançado em 2012, o Plano apresenta estratégias para o desenvolvimento sustentável do território, incluindo objetivos, parcerias, metas e indicadores, contemplando-se diversos aspectos - crescimento econômic, apoio aos pequenos empreendedores, geração de emprego e renda, qualidade de vida, equilíbrio social, de gênero, étnico e racial, equilíbrio sócio-territorial e fortalecimento das identidades culturais da região.

01/03/13
tas/is


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores