Pesquisar este blog


quinta-feira, 21 de março de 2013

Diretores do IFBA visitam Ibicaraí para implantação de unidade avançada


O vice-prefeito Allain Fabrício representou o prefeito Lenildo Santana na reunião com diretores do IFBA

A comitiva visitou as dependências da Fábrica de Chocolate e viu o processo de industrialização do produto

Texto e fotos: Arnold Coelho e Antônio Lima

O vice-prefeito de Ibicaraí, Allain Fabrício, representando o prefeito Lenildo Santana, participou, nessa quinta-feira, 21, na prefeitura, de uma reunião com José Roberto, diretor geral do Instituto Federal da Bahia (IFBA - núcleo Ilhéus), e Marco Antônio, diretor de ensino. Também estiveram presentes: José Neto, Secretário de Educação de Almadina; Álvaro Caldas, Diretor de Meio Ambiente de Ibicaraí; Soares Neto, articulador estadual de políticas da Agricultura Familiar; Irani Santos, representante da cozinha comunitária do Assentamento Santana, do distrito do Cajueiro; Célia da Paz e Wilson Lima, diretores da Associação do Jacarandá, e Auri Azevedo, assessor de comunicação do deputado federal Geraldo Simões.

Na reunião foi discutido a criação de um núcleo avançado do IFBA, com demanda inicial para o curso de Tecnologia de Alimentos e Técnicas Agrícolas. Ficou definido que será montado um grupo de trabalho com Secretários de Educação e Agricultura de Ibicaraí, Coaraci e Almadina, para elaborar um estudo sobre vocações econômicas de cada cidade. 

A comitiva visitou as dependências da Fábrica de Chocolate e viu o processo de industrialização do produto

A princípio as cidades que farão parte do projeto serão: Ibicaraí, Coaraci e Almadina, podendo ser estendido para os municípios de Barro Preto, Itapé, Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória e possivelmente Itajú do Colônia. O curso será de nível médio e formará técnicos para diversas áreas.
O diretor geral, Marco Antônio, deixou claro que a prefeitura de Ibicaraí terá a responsabilidade pelo espaço físico da escola, que deverá seguir o padrão exigido pela reitoria do IFBA. Marco Antônio disse ainda que o prédio terá que ter uso exclusivo para o curso, ficando a cargo do instituto os laboratórios de pesquisas e professores.
Allain Fabrício achou positiva a visita do grupo, e na oportunidade ficou certo que haverá um próximo encontro no mês de abril para definir os últimos detalhes. Após a reunião foi feita uma visita à fábrica de Chocolates Bahia Cacau, no bairro Sempre Viva, em Ibicaraí. Durante a visita foi mostrado todo o processo de industrialização do produto e no final foi feita uma degustação do chocolate produzido na fábrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores