Pesquisar este blog


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bahia Pesca vai realizar pesquisa com o peixe panga


A Bahia Pesca contratou o pesquisador Fernando Kubitza, PhD em aquicultura e especialista em nutrição e produção de peixes, para realizar estudo preliminar sobre a criação do peixe panga no Brasil. O objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção desta espécie criada em vários países, principalmente no Vietnã.
O assessor técnico da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, informou que no Brasil as importações do peixe panga começaram em 2009 e aumentam a taxas anuais superiores a 200%. Segundo avaliações, em 2012, houve um volume de importação superior a 35 mil toneladas do filé, o equivalente a 80 mil toneladas do peixe inteiro.
O preço baixo do filé do panga (que pode ter valoração muito distinta, dependendo da qualidade do filé e do nível de inclusão de água no produto, que pode chegar a 40%) foi um fator decisivo para o sucesso do produto junto aos consumidores no Brasil, a exemplo do que tem ocorrido em outros países.
Rodrigues disse que, com relação à viabilidade técnica, devem ser observados os insumos investidos na produção, custos da mão de obra e produtividade da espécie em tanques-rede e tanques escavados.
Na área econômica, será analisado se o custo da produção do panga fica inferior ao preço do peixe importado. Já na área ambiental, a avaliação será o impacto provocado pela introdução de uma espécie exótica no nosso ecossistema.
“O Brasil está importando o panga do Vietnã, mas a tendência é que num futuro próximo este peixe chegue aqui oriundo também de outros países”, declarou Rodrigues. Ele disse que um ponto positivo com relação ao estudo do panga no Brasil é que dará maior segurança ao consumidor quanto à qualidade do produto.


ras/om             2.1.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores