Pesquisar este blog


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ritual de devoção de baianos e turistas fica mais forte a cada ano da Lavagem do Bonfim


Há 259 anos, baianos e turistas seguem um ritual de devoção. Sempre na quinta-feira de janeiro que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, quem tem fé vai a pé. Este ano, não foi diferente. Da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada são oito quilômetros de caminhada, mas o povo segue alegre, cantando, dá uma paradinha para dançar, beber água, refrigerante, cerveja e comer um churrasquinho. Afinal, tem que recarregar as energias para continuar andando e pedir a bênção ao Senhor do Bonfim.
“Todo ano estou aqui. Nunca perco a minha fé. Vou demorar um pouco para chegar no Bonfim, porque é preciso dar uma paradinha, rir com os amigos. Mas o importante é a fé”, disse a comerciante Ana Cláudia dos Santos, 30 anos.
A festa é democrática e une pessoas de diversas crenças. Por isso, todo ano a lavagem é iniciada com um culto interreligioso, realizado no adro da Igreja da Conceição da Praia por representantes da Igreja Católica, do candomblé e evangélicos.

Além da população, políticos e autoridades pedem a bênção ao Senhor do Bonfim. Este ano, o vice-governador Otto Alencar representou o governador Jaques Wagner, que está na China em busca de novos investimentos para a Bahia. A primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, e secretários também participaram do cortejo.
“Este é o momento dos baianos se unirem pela fé e pela paz. Que Deus possa abençoar a todos nós para que continuemos cumprindo nosso dever pelo bem do povo da Bahia”, afirmou Otto Alencar.
Durante o percurso, o governador em exercício parou nas Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma, para cumprimentar pacientes e funcionários.
O cortejo oficial chegou ao adro da Igreja do Bonfim antes do meio-dia. Nesse momento, as baianas lavaram o adro e as escadarias da igreja com água-de-cheiro. E muitos fiéis aproveitaram a oportunidade para pagar promessas e agradecer pelas graças alcançadas.
Para Fátima Mendonça, o ano começa com a Lavagem do Bonfim. “É o batismo para a nossa cidade. Esta é a caminhada mais linda do mundo, porque simboliza a paz”.

Segurança – Para garantir a tranquilidade da festa, um efetivo de dois mil policiais, entre militares e civis, fez a segurança do trajeto e das ruas próximas ao Bonfim.
O efetivo foi distribuído em mais de 180 patrulhas, radiopatrulhamento, 38 postos elevados de observação (policiais e bombeiros militares), barreiras de trânsito, estações de transbordo e principais corredores de tráfego.
As unidades especializadas, como o Batalhão de Choque, as companhias independentes da PM, Esquadrão de Polícia Montada e Esquadrão de Motociclistas Águia, reforçaram o policiamento.
“A segurança montada para a Lavagem do Bonfim é uma prévia do que faremos para o Carnaval. As polícias estão trabalhando em parceria para garantir uma festa de paz”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Setenta policiais civis, entre investigadores, escrivães e delegados, vão trabalhar até as 8h de amanhã (18), nos três postos instalados no circuito da festa.
Dois postos estão no Bonfim e um na região da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, onde o cortejo começou. Dois carros-presídio estão à disposição para conduzir pessoas detidas para a 1ª Delegacia Territorial (DT), nos Barris, ou 3ª Delegacia, no Bonfim, que funcionam normalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores