Pesquisar este blog


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Bahiatursa prepara cortejo especial para Lavagem do Bonfim


Uma das mais tradicionais festas da Bahia, marcada pelo sincretismo religioso que junta católicos e adeptos do candomblé, a Lavagem do Bonfim reunirá na próxima quinta-feira (17) baianos e turistas, no cortejo em homenagem ao Senhor do Bonfim, saindo às 9h da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada.
Para animar a caminhada 40 baianas, 20 capoeiristas do grupo Mangangá e 40 músicos da Orquestra Xangô, sob a regência do maestro Reginaldo, vão se unir ao afoxé Filhos de Gandhy, aos grupos Unisamba, compostos por representantes de blocos de samba da Bahia, e ao Profissão Samba com Neto Bala, além da irreverência do ‘Rixô Elétrico’, de Fred Menendez.   
Após cumprir o percurso de oito quilômetros, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim, as baianas vão lavar o adro e as escadarias da igreja com água de cheiro, uma ocasião especial para fiéis e religiosos pagarem  promessas  e agradecerem pelas graças alcançadas. 

Tradição- A tradicional Lavagem do Bonfim já acontece há 259 anos. É realizada sempre na quinta-feira de janeiro que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis (6). O calendário da festa tem início com uma novena, que culmina com a missa solene no domingo, após o festejo profano.
Este ano, o ritual católico iniciou na quinta-feira (10) e prossegue até o dia 19. No dia 20 acontece a missa solene, às 10h, na Igreja do Bonfim, presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O encerramento da festa será às 16h, com a ‘Procissão dos três pedidos’, saindo Igreja dos Mares com destino ao Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores